23 / Outubro / 2019

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Materiais ver todas os artigos desta secção

Larus presente na reabilitação do centro histórico de Vila Real de Santo António

26 de Agosto de 2013 às 16:23:38

tamanho da letra:

Materiais

A empresa portuguesa de mobiliário urbano Larus foi equipou o centro histórico de Vila Real de Santo António com diversos equipamentos que, além da função primária a que se destinam, são igualmente veículo de informação cultural.

Assim, enquanto nos bancos duplos com costas se podem ler versos do poeta algarvio António Aleixo gravados nas réguas de madeira, os totems iluminados apresentam informação sobre a cidade e o urbanismo iluminista, ao passo que os painéis de sinalética cultural identificam os edifícios mais emblemáticos e apresentam a sua história.
Este projeto foi desenvolvido pelo atelier de arquitetura Saraiva + Associados, com o apoio da Larus, e compreendeu ainda a uniformização da imagem do comércio local com a criação de expositores e de placas de menus para a restauração comuns.
“Hoje, lojas e restaurantes partilham uma única linguagem gráfica em que o azul e o branco são as cores predominantes, em alusão ao rio Guadiana e à extensa faixa costeira do concelho”, frisa a Larus em comunicado, explicando ainda que “esta intervenção urbanística, denominada por “VRSA a céu aberto", pretende estimular o investimento imobiliário e turístico de Vila Real de Santo António, com o objetivo de converter a cidade algarvia numa referência de turismo e de comércio”.
Refira-se que este programa de revitalização teve início em abril passado e foi financiado pelo fundo comunitário “Jessica”, que visa a coesão social, territorial e económica.
Atualmente, a Larus mobila a maioria das cidades portuguesas e tem em mãos um conjunto de requalificações de espaços públicos como a Alta de Lisboa, a Frente Ribeirinha de Alcácer do Sal ou o Terminal Ferroviário de Peso da Régua.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.