25 / Abril / 2024

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

SunEnergy instala mais de 2.000 painéis solares no Hospital de Gaia

23 de Maio de 2023 às 09:46:31

tamanho da letra:

Empresas

A SunEnergy, especialista em soluções de produção de energia elétrica a partir do sol, acabou de instalar 2.027 painéis solares fotovoltaicos de 455W no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia / Espinho, o que o torna num dos maiores projetos de autoconsumo em hospitais no nosso país.

“Com a instalação destes mais de 2.000 painéis solares fotovoltaicos em vários dos edifícios desta unidade de saúde, conseguiu-se obter uma potência muito próxima do limite máximo de potência permitido para este tipo de projetos regulados pelo Decreto-Lei nº 162/2019, de 25 de outubro, uma potência total próxima de 1 MW”, afirma-se em comunicado. 
A concretização deste projeto vai permitir, por um lado, diminuir a fatura energética do Hospital na ordem dos 200 mil euros por ano, e, por outro, vai permitir igualmente reduzir significativamente as emissões de CO2, estando prevista uma diminuição anual das emissões de CO2 em 300 toneladas, acrescenta-se.
Este projeto surgiu no seguimento de um concurso público lançado pelo Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia / Espinho, com financiamento dos fundos de coesão da União Europeia e do Portugal 2020, através do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), e no qual a SunEnergy não só cumpriu todos os requisitos do Concurso, como também conseguiu apresentar a proposta mais competitiva.
De acordo com o Rui Guimarães, médico e presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar V. N. Gaia / Espinho, “as questões relacionadas com a sustentabilidade são cada vez mais relevantes e as unidades de saúde como o nosso Hospital, que são grandes consumidores de energia, também sentem necessidade de dar o seu contributo, por pequeno que seja, para garantir a sustentabilidade do nosso planeta. Por este motivo, decidimos que faria todo o sentido apostar na instalação de painéis solares, não só porque nos permite obter uma poupança significativa na nossa fatura energética e, com isso, aplicar esses recursos na melhoria dos cuidados de saúde prestados aos nossos utentes, mas também porque estamos a ajudar as gerações futuras”.
Para Raul Santos, CEO da SunEnergy, “este é mais um projeto de referência no panorama nacional do autoconsumo, que posiciona a SunEnergy como um dos principais players na área da energia solar em Portugal. O Hospital de Gaia, sendo um dos maiores hospitais do país, tem um grande consumo energético e muito regular, pelo que, a aposta na instalação de painéis solares fotovoltaicos para autoconsumo como forma de reduzir a sua fatura energética e também a sua pegada ecológica faz todo o sentido e foi com enorme orgulho e satisfação que a SunEnergy aceitou este desafio”.


Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.