29 / Março / 2024

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Quadrante ganha revisão e otimização de obra de 211 milhões de euros no Chile

15 de Dezembro de 2022 às 09:32:37

tamanho da letra:

Empresas

A Quadrante é a empresa responsável pela “Revisão e Otimização do Projeto de instalação de uma Estação de Dessalinização na Central Termoeléctrica Guacolda, no Chile”, um investimento de 211 milhões de euros que visa ajudar a mitigar a crise hídrica na América Latina.

A obra da Guacolda Energia, empresa chilena que gere a Central Termoeléctrica onde decorre o projeto, procura “mitigar os efeitos provocados pela seca, que tem levado a um racionamento da água devido à escassez de recursos hídricos, com impacto em setores da economia chilena onde existem necessidades de abastecimento de água elevadas, como a agricultura”, avança a empresa.
A Quadrante, empresa de consultoria e projeto de Arquitetura e Engenharia, anuncia desta forma que é responsável pelo Projeto Base, incluindo as especialidades de Hidráulica, Civil, Estruturas e Eléctrica.
O projeto consiste na construção de uma dessalinizadora e irá contribuir para reduzir o défice hídrico da população local, garantindo a produção simultânea de água potável para uso nos setores agrícola e mineiro e para o processo de produção de energia. O sistema utiliza os circuitos de refrigeração de água salgada já existentes na central termoelétrica e permite otimizar o processo de captação de água salgada e restituição de salmoura. De salientar que está prevista a produção de 800 litros de água potável por segundo, podendo chegar até 1.400 litros por segundo.
Para Abílio Castro, responsável pela unidade de negócio de Infraestruturas Hidráulicas da Quadrante, “este projeto é um importante contributo para a sustentabilidade da região, ao garantir uma maior eficiência na gestão da água e energia. O tratamento e reutilização dos recursos através de novas infraestruturas hidráulicas, como é o caso da Estação de Dessalinização, são assim passos muito relevantes para a mitigação dos efeitos da seca.”
A localização da Estação de Dessalinização junto da Central Termoelétrica de Guacolda permitirá a otimização do seu funcionamento pela utilização dos circuitos de refrigeração existentes, e fornecimento direto de energia elétrica, o que resultará na minimização do consumo de novos materiais e recursos, refere-se em comunicado.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.