24 / Abril / 2024

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

BERD vence prémio especial European Steel Bridge Awards com projeto de pontes modulares no Peru

22 de Setembro de 2022 às 15:48:46

tamanho da letra:

Empresas

A empresa portuguesa de engenharia de pontes BERD venceu o prémio especial internacional de uma das mais importantes instituições na área das estruturas e engenharia de pontes, a EECS European Steel Bridge Awards 2022.

A BERD destacou-se no concurso internacional com o projeto de pontes modulares no Perú, lançado pelo Ministério dos Transportes e Comunicações peruano no valor de 17 milhões de euros, que ajudou o país a recuperar da destruição do “El Ninõ”. Inovadoras e disruptivas, as 145 pontes modulares potenciaram “uma poupança de 20% do consumo de aço e a redução de custos na ordem dos 3 milhões de euros”, lê-se num comunicado emitido pela empresa.
“Este prémio especial da EECS representa para a BERD o reconhecimento da atividade que temos desenvolvido, bem como do investimento em I&D. A inovação está no ADN da BERD A aposta em I&D está na génese da empresa, dado que o negócio original (…) está assente na exploração no mercado de uma patente sua. Ao longo destes 16 anos conseguimos afirmar-nos como uma marca premium a nível mundial, conquistamos a liderança a nível da Europa no segmento de cimbres autolançáveis e asseguramos a nossa posição, neste segmento, no TOP 2 mundial”, afirma Pedro Pacheco, CEO da BERD. 
As pontes modulares da Berd no Peru foram destacadas por representarem uma grande evolução ao nível da engenharia, com uma poupança de 20% no consumo de aço face aos projetos convencionais, com uma redução da pegada de carbono, tendo sido emitidas menos 3.240 toneladas de CO2 comparativamente à média dos projetos tradicionais, a par de uma grande evolução estética.  Segundo a BERD, o projeto potenciou ao Ministério dos Transportes e Comunicações peruano uma redução de custos na ordem dos três milhões de euros.
“A inovaçao é muito significativa nas pontes modulares da BERD, aportando valor ao conceito base criado por Donald Bailey na Segunda Guerra Mundial. Durante várias décadas este conceito foi mantido e utilizado com pequenas alterações por todos os construtores internacionais na área das pontes modulares. A experiência de engenharia BERD no design e execução de estruturas metálicas permite-lhe encontrar soluções inovadoras para o desenvolvimento e otimização de soluções de estruturas: mais leves, de rápida instalação, fácil transporte e grande durabilidade.  O slogan da BERD é “One bridge, one solution”. Cada projeto é único, a BERD utiliza a sua experiência para encontrar a melhor e mais eficiente solução para cada um deles”, acrescenta-se no comunicado.
Depois de 10 anos a inovar e a oferecer métodos e soluções para construção de pontes, e em resultado de uma intensa aposta em I&D, em 2016 a BERD criou uma nova área de negócio: soluções de Pontes Modulares. MBS by BERD oferece novos limites, dado que potencia a construção de vãos até 120 metros. Foi constituída como uma spin-in da BERD e em 2018 conquistou o concurso internacional lançado pelo Ministério dos Transportes e Comunicações peruano para o fornecimento de pontes modulares, com vãos entre os 15 a 60 metros, no valor de 17 milhões, com o objetivo de responder às necessidades das ocorrências do El Niño, em 2017.  
De 2015 a 2018 a empresa foi alvo de investimento, tendo avançado em 2019 com a exportação e entrega das pontes modulares no Peru. Graças a este projeto foram alcançados resultados que tiveram um forte impacto no último triénio da BERD, representando mais de 50% da faturação da empresa nesse período.
Desde a sua génese, em 2006, a BERD mantém um crescimento consistente e expressivo da faturação média anual. No triénio 2018-2020 atingiu uma faturação média anual de cerca de 10 milhões de euros. No presente triénio, a BERD está a crescer cerca de 15% e existem bons indícios que vá ultrapassar esta fasquia. 
A cerimónia de entrega do prémio realizou-se esta quarta-feira, em Istambul, no âmbito da 10ª edição do International Symposium for Steel Bridges for a Green Planet.


Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.