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Efacec finaliza o maior projeto de engenharia portuguesa na área da mobilidade sustentável na Dinamarca

31 de Maio de 2022 às 10:03:45

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A Efacec concluiu o Metro Ligeiro de Odense, na Dinamarca, um dos maiores projetos de engenharia nacional, bem como o mais complexo e abrangente, no que se refere à aplicação de valências, realizado a nível internacional na área da mobilidade pela Efacec.

Foto: Lasse Olsson

O contrato foi iniciado em junho de 2017 e ascendeu a 50 milhões de euros, refletindo a dimensão e a integração de soluções prestadas pela empresa.
O consórcio no qual a Efacec se integra, com as construtoras espanhola Comsa e dinamarquesa Munck, foi escolhido para este projeto “pela sua superioridade técnica e experiência, tendo-se destacado no processo de consulta ao mercado, que envolveu os maiores players internacionais do setor. A Efacec foi responsável por desenvolver e instalar a componente eletromecânica do projeto, tendo a sua tecnologia sido integrada em todos os sistemas de energia, telecomunicações, sinalização e centros de comando”, refere-se em comunicado.
Adicionalmente às exigências típicas de um projeto com as caraterísticas das do Metro Ligeiro de Odense, de “elevada complexidade e sofisticação tecnológica”, a Efacec teve de dar resposta aos mais diversos desafios durante a fase de implementação do projeto, “desde a execução em plena crise pandémica do Covid-19, até à resolução de condicionantes de circulação de pessoas e de trânsito (viaturas e bicicletas) no decurso da obra, numa cidade sem experiência de convivência com um sistema de Metro”. 
O Metro Ligeiro de Odense foi inaugurado este sábado, dia 28 de maio, cinco anos depois de o projeto ter sido adjudicado ao consórcio da Efacec. Integra 14 quilóMetros de linha, 26 estações de superfície, um centro de comando, 16 veículos e 56 cruzamentos. Estima-se que, diariamente, serão transportados 35.000 passageiros. “É um projeto notável e emblemático que moldará o futuro de Odense, com soluções integradas nos campos da energia, mobilidade e ambiente, com a conetividade digital presente, áreas core da Efacec”, salienta a empresa. 
Para Ângelo Ramalho, chairman e CEO da Efacec, “a inauguração do Metro Ligeiro de Odense é mais uma evidência da competitividade tecnológica da Efacec e da capacidade de execução das nossas equipas, nos mais diversos ambientes. O Metro Ligeiro de Odense é um projeto emblemático na área da mobilidade e é um showroom vivo das diversas competências tecnológicas necessárias à execução de um projeto desta natureza”, todas desenvolvidas e entregues pela Efacec.
“A importância do projeto, a grande diversidade e integração de soluções tecnológicas fornecidas e a execução eficiente do projeto, permitem à Efacec reforçar a sua competitividade e consolidar o seu lugar referência no setor mundial Metro-ferroviário”, acrescenta o mesmo responsável. 
No portfólio Efacec, o projeto do Metro Ligeiro de Odense é o que integra o maior número de sistemas e valências made by Efacec: subestações de tração, catenária, sinalização ferroviária, comunicações, informação ao público, videovigilância, telefonia, sistema de localização de veículos e o centro de controlo. 
Pedro Pinto, diretor da Unidade de Transportes da Efacec reforça que esta “é, a nível nacional, a única empresa com as competências em todas as vertentes tecnológicas exigidas pelo projeto. Para a sua conquista, foi essencial o sucesso no Metro de Dublin e de Bergen, assim como de outros projetos emblemáticos na área da mobilidade inteligente e sustentável, desenvolvidos pela Efacec no mercado nacional e internacional.” 
Para Soren Thrane, diretor técnico da Odense Letbane, “a maior parte da população está entusiasmada e ansiosa pelo início da circulação do Metro. Destaco a sustentabilidade do projeto, que utiliza energia proveniente de rede elétrica com origem em fontes eólica e hidroelétrica.”
“O projeto foi extremamente desafiante e dele retiraremos diversos ensinamentos para o futuro. Para este sucesso, foi determinante a fiabilidade da tecnologia dos sistemas Efacec. Elogio a elevada qualidade e profissionalismo de toda a equipa”, reforça. 
A experiência da Efacec no fornecimento de sistemas eletromecânicos para Metros e Metros ligeiros remonta há mais de 25 anos, tendo-se iniciado com o fornecimento de subestações para o Metro de Lisboa. Dessa data até ao momento, os projetos foram-se sucedendo. Em 1997 a Efacec teve uma participação muito significativa na construção da rede do Metro do Porto, a que se seguiram múltiplos projetos semelhantes em diversas geografias: Messina (Itália), Tenerife e Cádiz (Espanha), Argel, Oran e Constantine (Argélia), Nottingham (Reino Unido), Rio de Janeiro (Brasil), Dublin (Irlanda) e Bergen (Noruega).
Atualmente, a Efacec está a participar na construção da Fase 4 do Metro de Bergen (Noruega), da Linha Sydavnen do Metro de Copenhaga (Dinamarca) e da extensão da Linha Amarela e nova Linha Circular do Metro do Porto (Portugal). 

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