25 / Abril / 2024

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Ooty e Ecosteel apostam na redução da pegada ecológica com construção eco consciente

02 de Novembro de 2021 às 17:37:00

tamanho da letra:

Empresas

O grupo Ecosteel e a Ooty estabeleceram uma parceria que visa privilegiar os princípios da construção modular em madeira, alicerçada em valores como “a sustentabilidade ambiental e o relacionamento personalizado com cada cliente”.

A Ooty é uma marca que se dedica à produção de estruturas pré-fabricadas e modulares com subestrutura em madeira (wood frame), como casas, bungalows, módulos de alojamento, entre outros, e que, segundo a mesma, se encontra preparada para construir grandes edifícios com estrutura de madeira, sem limitações no número de pisos. “Apresenta não só um conceito contemporâneo de soluções pré-fabricadas, como abre passo a uma nova abordagem ao desenho arquitectónico, executando também projetos feitos de raiz, apoiados pelo seu departamento de arquitetura e engenharia”, destaca-se em comunicado. 
“As estruturas pré-fabricadas e modulares permitem a realização de projetos de pequena ou grande escala, estando ao alcance de um maior número de pessoas pelos seus custos competitivos e timings reduzidos de construção. A montagem de uma casa de 200m2 pode ser feita em pouco mais de uma semana por uma equipa de quatro pessoas. As construções modulares distinguem-se ainda pela engenharia aplicada que permite uma elevada eficiência energética e isolamento térmico e acústico. Construídas com materiais reciclados e/ou passíveis de serem reciclados posteriormente, este é um modelo de construção que gera menor desperdício quando comparado com as construções convencionais”, justificam as duas empresas, segundo as quais “este tipo de solução tem vindo a ser cada vez mais procurada por jovens casais que reconhecem neste modelo uma solução de habitação permanente, a preço acessível e livre de complicações.” 

Solução com impacto ambiental praticamente nulo

A marca Ooty tem sido especialmente apreciada pelo setor do turismo, podendo já encontrar-se unidades modulares em sítios como a Quinta da Pacheca, em Lamego, o Glamping Hills Park, em Bragança, a barragem de Castelo de Bode ou até o centro de treino do Lille Olympique Sporting Clube,em França. 
“A associação entre ambas as empresas permitiu à Ooty dar um salto de escala e dedicar-se ao mais inovador método de construção em madeira, conhecido pela construção em CLT (Cross Laminated Timber), também apelidado como “o betão do futuro”. Este método construtivo distingue-se pela utilização de painéis estruturais de madeira que são colados com as suas fibras justapostas em ângulos de 90º, “garantindo uma elevada rigidez e uma excelente prestação térmica”, assegura-se no referido comunicado. 
Com um impacto ambiental praticamente nulo, a Ooty aposta em sistemas de construção em seco, os quais não apresentam limitações no que respeita à altura dos edifícios, o que permite estruturas como a que irá surgir em Londres, onde será construído o primeiro arranha-céus, de 80 andares, com estrutura de madeira.
Para José Maria Ferreira, CEO da Ecosteel, “o futuro da construção passa por uma aposta na sustentabilidade e na utilização de materiais como a madeira que permitem reduzir a pegada de carbono em 60% a 70%.” Em termos de negócio “a integração da Ooty no grupo Ecosteel irá permitir o arranque de uma unidade de produção de CLT que terá capacidade para produzir 50.000m3 / ano. A combinação deste sistema construtivo com o de estruturas modulares pré-fabricadas (wood frame) resultará numa capacidade produtiva de 1.000 a 1.200 casas por ano. Esta é uma parceria que irá permitir alcançar objetivos mais ambiciosos para o presente e futuro, visando um crescimento e visibilidade mais expressivos, não só para a marca, como também para a sua área de atividade e causa ecológica. Esta associação de empresas visa sustentar parte de uma estratégia que enaltece e interliga os conceitos de inovação e consciência ambiental e abre caminho em direção a um futuro construído eco consciente e preocupado com a saúde do planeta”, acrescenta José Maria Ferreira. 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.