15 / Outubro / 2021

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Faturação da CERTIF recupera 9%

02 de Agosto de 2021 às 16:55:38

tamanho da letra:

Empresas

A atividade da CERTIF - Associação para a Certificação manteve-se, no primeiro semestre deste ano, condicionada pela pandemia. Não obstante, “uma boa resposta” por parte da equipa desta, permitiu desenvolver, quase na totalidade, o plano de ações de acompanhamento dos vários processos de certificação, suplantando, inclusive o número de ações realizadas no 1º semestre de 2019.

Embora não tendo havido lugar à procura por novas normas, continuou o alargamento da base de clientes, bem como da extensão a novas gamas de produtos por parte de clientes atuais, afirma-se em comunicado, onde se sublinha também que “a faturação no semestre apresentou uma recuperação de 9% face ao ano anterior, sendo objetivo, até final do ano, alcançar os valores de 2019”.
A faturação direta no estrangeiro no 1º semestre foi de 43,5%.

Certificação de produtos

Para melhor responder às necessidades dos clientes, foi dada prioridade às ações que visavam a emissão de novos certificados, sendo de realçar o primeiro certificado na área elétrica emitido a um fabricante em Taiwan. Nos produtos cerâmicos e elétricos, foram emitidas novas extensões para clientes atuais, com o objetivo de exportação.
O final do semestre ficou, contudo, marcado por vários adiamentos de auditorias, devido à dificuldade de algumas empresas na obtenção de matérias-primas, implicando, em alguns casos, a decisão de encerrar mais cedo para férias.
A distribuição dos produtos certificados por setor manteve-se a seguinte:


Certificação de serviço, sistemas e pessoas

No período em apreço, houve lugar à emissão de 75 novos certificados, três dos quais relativos ao FER – Fim do Estatuto de Resíduo e 72 de gases fluorados, elevando para mais de 1400 os certificados válidos.
No final do semestre, estavam válidas 116 certificações nos seguintes domínios: 4 auditores para a norma ISO 9001; 16 auditores para a norma ISO 50001; 80 instaladores de janelas eficientes; 2 projetistas de sistemas solares térmicos; 14 projetistas de térmica de edifícios.

Marcação CE

A CERTIF continua a liderar na marcação CE para produtos de construção, sendo o único organismo notificado para um vasto âmbito de normas, o que, assegura no referido comunicado, lhe permite responder às necessidades de muitas empresas portuguesas, que, de outra forma, teriam de recorrer a organismos estrangeiros. 
Os cerca de 50 novos certificados emitidos mostram, igualmente, uma procura por parte de empresas estrangeiras situadas em vários países. De notar, também, o reforço da CERTIF no âmbito da norma relativa a estruturas metálicas.
No campo das DAP-Declarações Ambientais de Produto, foi iniciado um novo processo relativo a “painéis compostos à base de madeira”. 
A CERTIF, recorde-se, é a única entidade reconhecida pela Plataforma para a Construção Sustentável como organismo de certificação, que, com a sua bolsa de verificadores, atua no âmbito do Sistema DAP Habitat.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.