29 / Março / 2024

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Inspiração minimalista dá à OLI prémio internacional de design

08 de Abril de 2021 às 11:21:02

tamanho da letra:

Empresas

A placa de comando “LESS is MORE”, da OLI, foi premiada com o RED Dot Award 2021, na categoria de Design de Produto, cujo júri internacional a avaliou como um “excelente produto de Design”.

Nesta edição do galardão, que conta já com seis décadas a distinguir o que de melhor se faz no mundo na disciplina do design, participaram 60 países. 
A “LESS is MORE” é da autoria do arquiteto italiano Alessio Pinto (Roma, 1968), que se inspirou na máxima “menos é mais” de Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969), desenhando uma placa de comando eclética e funcional que nos transporta para os primeiros mecanismos de descarga de água de autoclismo da história.
Nesta placa de comando fabricada em aço inoxidável, os botões de acionamento foram substituídos por dois cordões que convidam a um novo olhar para este objeto. 
“Num relance, percebemos o significado do mais e do menos. Os cordões - mais e menos curto - assumem a função de sinais analógicos para induzir uma ação clara e imediata. Aqui não há sinais ou símbolos a decifrar, apenas há uma escolha a ser feita com o primeiro olhar. Acreditamos que esta compreensão instantânea torna esta placa muito original e empática”, explica Alessio Pinto.
Refira-se que, nos últimos anos, a OLI tem intensificado a sua relação com a arquitetura ao criar parcerias com arquitetos de referência como Álvaro Siza Vieira (Prémio Pritzker 1992), Eduardo Souto de Moura (Prémio Pritzker 2011), Romano Adolini e, agora, Alessio Pinto.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.