16 / Abril / 2021

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Engexpor aposta na inovação tecnológica para otimizar a gestão integrada de projetos e equipas em diferentes geografias

11 de Fevereiro de 2021 às 17:06:26

tamanho da letra:

Empresas

A Engexpor, empresa portuguesa de gestão de projetos e gestão da construção, acaba de lançar o MySite, uma plataforma desenhada e adaptada de raiz que permite aproximar os cerca de 200 colaboradores da Engexpor, dispersos por Portugal, Brasil e Angola, tornando a gestão dos projetos e a ligação entre as equipas “mais próxima e eficiente”.

Em comunicado, a empresa explica que o MySite faz parte de um processo de transformação digital, que teve início em 2019, e que, desde então, tem vindo a reforçar a cultura de inovação, com vista a transformar a empresa e o próprio setor da Construção num caminho mais tecnológico e digital. “Ao longo de 35 anos a dispersão geográfica de Engexpor aumentou consideravelmente. A nossa atividade está hoje espalhada por vários locais, escritórios e obras. As nossas equipas estão localizadas tanto em cidades, como em locais isolados. E nós pretendíamos que cada colaborador, independentemente do local onde se encontrasse, se sentisse parte de um todo e se sentisse sintonizado com a empresa. Por isso, em 2019, tomámos a decisão de iniciar a transformação digital dentro da nossa organização que culminou na plataforma MySite, totalmente desenhada de acordo com as nossas necessidades, e que veio revolucionar o nosso desempenho, reforçar a nossa cultura interna e sobretudo melhorar o serviço que prestamos aos nossos clientes”, explica Miguel Alegria, CEO da Engexpor.
O MySite  permite uma ampla interação a vários níveis, nomeadamente: ao nível macro, permite ter uma visão geral e integrada sobre o que está a acontecer na empresa e comunicar com todos os colaboradores, partilhando informação e conhecimento; ao nível mais local, permite a conexão entre diferentes profissionais, com a possibilidade de criar grupos de trabalho, grupos de partilha de informação ou até mesmo grupos sociais para trocas de informação; e, a um nível individual, permite o acesso à informação de uma forma facilitada e bastante rápida, em qualquer lugar. 
Esta plataforma está assente no Sharepoint, mas trata-se de uma solução integrada e totalmente adaptada de raiz às necessidades da Engexpor, ao permitir interligar várias soluções de software da Microsoft e centralizar num único espaço toda a informação sobre a empresa. Atualmente, a arquitetura da plataforma permite que cada área de negócio e projeto tenha o seu espaço próprio, com a possibilidade de contactar responsáveis e membros da respetiva equipa, bem como a uniformização de processos e metodologias de trabalho, a par dos protocolos de comunicação e colaboração.
“Fizemos igualmente uma forte aposta na formação dos nossos colaboradores para acelerar a utilização desta nova tecnologia, que é o primeiro de muitos outros projetos que pretendemos implementar dentro da nossa organização. Ou seja, a Transformação Digital na Engexpor não se esgotou na implementação do MySite, este é um caminho que se pretende continuar a percorrer, com novas aplicações, novos procedimentos e numa perspetiva de melhoria contínua.”, conclui o CEO da Engexpor.
A Engexpor é uma empresa especializada na gestão de projetos e na gestão da construção que presta serviços a promotores e investidores imobiliários no desenvolvimento dos seus empreendimentos. Fundada em 1984, tem presença no Brasil, Angola e Moçambique e conta com mais de 2000 projetos em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Roménia, Itália e Espanha e com mais de 10.000 milhões de euros em volume de obra de diversos setores como centros comerciais, edifícios de escritórios e residenciais, hotelaria, hospitais, instalações industriais e logísticas, parques eólicos e solares e obras de infraestrutura e transporte.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.