25 / Abril / 2024

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Quadrante escolhida para todos os projetos de engenharia de mercado no Gana

17 de Fevereiro de 2021 às 16:00:05

tamanho da letra:

Empresas

A Quadrante, através da sua subsidiária em Itália, foi a empresa escolhida pela Contracta para a elaboração de todos os projetos de engenharia do mercado de Takoradi, localizado no Gana, e que representa um investimento de 48 milhões de euros.

O financiamento da primeira fase da obra foi assegurado com a ajuda de uma agência italiana que apoia a internacionalização da economia da Itália através do incentivo de projetos em diversos países em vias de desenvolvimento.
A reestruturação e requalificação do novo mercado de Takoradi irá transformar o mercado existente num grande centro comercial, de negócios e de serviços daquela que é uma das principais cidades do país. O mercado irá albergar até 4000 lojistas e assume-se como uma nova centralidade. Com formato circular e assente num conceito de arquitetura modular, nasce na confluência das principais artérias e da interligação entre o tecido urbano e o edificado, os espaços de circulação pedonal e rodoviária e a praça central. Será, simultaneamente, um lugar de comércio e lazer, respeitando a cultura, os costumes e as tradições da cidade de Takoradi, afirma-se em comunicado.
“O novo mercado é visto como um conceito inovador de retalho no país, melhorando significativamente a qualidade da experiência de compras essenciais por parte da população”, explica João Costa, senior partner e responsável pela área de Buildings da Quadrante, acrescentando que “o projeto está intimamente relacionado com a missão da Quadrante, ao responder ao desafio de criar soluções sustentáveis e economicamente otimizadas de engenharia que permitem acelerar a rapidez da construção, ao mesmo tempo que respondem a uma necessidade essencial de baixo consumo energético.”
Do ponto de vista da sustentabilidade, a aposta será na ventilação e iluminação natural, aproveitando o conceito de um mercado aberto lateralmente. O mercado possuirá ainda estações próprias para tratamento de águas residuais e aproveitamento das águas pluviais, reutilizando este recurso em instalações sanitárias e aproveitando o facto deste País ter chuva cerca de 6 meses por ano. A Quadrante encontra-se a elaborar todos os projetos de engenharia, nomeadamente, fundações e estrutura, instalações elétricas, telecomunicações, segurança, ventilação, instalações hidráulicas, gás e rede viária.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.