28 / Setembro / 2020

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Faturação da CERTIF cai 20% em consequência da pandemia

05 de Agosto de 2020 às 16:44:47

tamanho da letra:

Empresas

A CERTIF registou no primeiro semestre do ano uma redução homóloga de 20% na sua faturação. Ainda assim, conseguiu realizar 40% das ações de acompanhamento anuais, o que permite manter a esperança de concluir o ano com um desempenho positivo, embora abaixo das expetativas iniciais.

Em comunicado, a Associação para a Certificação destaca que “os novos clientes compensaram o número de anulações”, embora admita que é no segundo semestre que o impacto negativo da pandemia sobre a economia se vai refletir no número de anulações.
O ano de 2020 teve um início promissor, com novos projetos em preparação e novos clientes, sendo significativo o facto de a faturação no 1º trimestre ter sido superior à do ano anterior, mesmo com redução da atividade a partir de março. Com a sua atividade ligada à dos seus clientes, a impossibilidade de realizar ações no terreno afetou a execução do semestre.
Optando pela não realização de auditorias remotas, salvo em situações identificadas como a única solução possível, foi dada prioridade ao acompanhamento dos processos, preparando o regresso às ações presenciais, logo que possível.
Apesar das dificuldades com a realização de viagens a partir do mês de março, a faturação direta no estrangeiro no primeiro semestre foi de 48,5% do valor total.

Certificação de produtos…

No período em análise, foram certificadas novas gamas de produtos de construção, em clientes que alargaram a sua oferta com novas referências.
No setor elétrico manteve-se a procura da certificados CB para exportação, estando a CERTIF a fazer as inspeções de acompanhamento da produção de produtos para exportação para a América do Sul.

Serviços…

Nos primeiros seis meses do ano, foram emitidos 60 novos certificados para as empresas que trabalham com gases fluorados, estando em vigor mais de 1.400 certificados.
Deram também entrada novos clientes para o esquema de certificação FER – Fim do Estatuto de Resíduo.
Na área de sistemas, a CERTIF tem cerca 150 certificados emitidos, sobretudo em resposta a empresas que certificam os produtos e serviços que constituem o seu core business.

e pessoas

No primeiro semestre foram emitidos 15 novos certificados, encontrando-se válidas, no final do semestre, 215 certificações nos seguintes domínios: 4 auditores para a norma ISO 9001; 21 auditores para a norma ISO 50001; 160 instaladores de janelas eficientes; 2 projetistas de sistemas solares térmicos; 28 projetistas de térmica de edifícios.

Marcação CE

Enquanto Organismo Notificado, a CERTIF continuou a alargar o seu âmbito de atuação, em resposta à solicitação de novos clientes, que, podem, assim obter o acesso à Marcação CE em Portugal. Nesta linha, verificou-se a extensão para Sistemas de cofragem perdida para juntas de lajes betonadas in situ e Kits para revestimentos de fachadas ventiladas com fixações mecânicas.
Verificou-se a entrada de novos clientes no estrangeiro e a emissão de mais de 120 certificados durante o trimestre.

Declaração Ambiental de Produto (DAP)

A Associação conclui ainda no período em causa um processo relativo a Placas de revestimento de fachadas e de revestimento e pavimento interior em pedra natural.
A propósito, saliente-se que a CERTIF é a única entidade reconhecida pela Plataforma para a Construção Sustentável como organismo de certificação, que, com a sua bolsa de verificadores, atua no âmbito do Sistema DAP Habitat.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.