29 / Março / 2024

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Grupo Casais recebe quatro distinções em três meses

21 de Fevereiro de 2020 às 11:33:27

tamanho da letra:

Empresas

O Grupo Casais foi distinguido com o prémio melhor empresa do setor de Construção, Infraestruturas, Transporte e Logística, na 4ª edição do estudo de clima organizacional e desenvolvimento do capital humano “Índice da Excelência 2019”.

Ficou ainda em 9º lugar na categoria de “Grandes Empresas”. 
Este é o quarto reconhecimento atribuído à construtora portuguesa em apenas três meses, premiando, desta vez, a sua política de recursos humanos. Em novembro, a empresa conquistou dois prémios do jornal “Construir”, nomeadamente “Prémio Sustentabilidade” e, pelo terceiro ano consecutivo, “Melhor Construtora do Ano”, e o Prémio Millennium Horizontes Internacionalização, em que foi reconhecida pela sua atividade em 16 países estrangeiros, de onde provém 74% do seu volume de negócios.
“O Grupo Casais tem vindo a implementar uma estratégia vertical que nos permite responder ao mercado atual, à nossa dispersão geográfica e às dificuldades que o setor enfrenta após uma crise severa e prolongada, nomeadamente, a falta de mão-de-obra. A nível interno, implementamos a ‘Cultura Casais”, que é fundamental para assegurarmos a coesão e o alinhamento com a estratégia organizacional numa empresa com 4.500 colaboradores, dispersos por 17 mercados. Fomentamos a mobilidade dos nossos trabalhadores, a formação contínua na ‘Academia Casais’ e a partilha de experiências entre eles para fazer face à escassez de mão-de-obra. A nível externo, estamos focados em projetos que nos permitam manter o nosso alto padrão de qualidade”, explica em comunicado António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais. “Estes prémios são o reconhecimento e o produto dessa estratégia e, é por isso, que chegam das mais diversas áreas”, acrescenta.

Volume de negócios cresce 8% 

Presente em 16 mercados externos (Alemanha, Angola, Argélia, Bélgica, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Espanha, EUA, França, Gana, Gibraltar, Holanda, Marrocos, Moçambique, Qatar e Reino Unido), o Grupo Casais atingiu, no ano passado, um volume de negócios agregado de 514 milhões de euros, 74% por cento dos quais provenientes da atividade internacional. Registou, assim, um crescimento de 8% face ao ano anterior. Angola e Portugal são os dois principais mercados da Casais, mas António Carlos Rodrigues antecipa que, em 2020, o volume de negócios em solo nacional deverá crescer. 
“Estamos a crescer em Portugal, impulsionados pelo aumento da procura no setor privado, encontrando-nos particularmente envolvidos em tudo o que é edificação, nomeadamente nas áreas de escritórios, residencial e hotelaria. Tudo aponta para que este ano possamos solidificar a nossa atividade nas mesmas geografias em que estamos presentes, sendo que Portugal poderá voltar a ser o nosso maior mercado”, afirma o CEO da Casais.

Excelência Global da Organização de 71,9%

António Carlos Rodrigues aponta a “boa equipa” como um dos pilares do sucesso do Grupo. “Temos hoje colaboradores de 23 nacionalidades e na empresa falam-se vários idiomas. No entanto, existe apenas uma cultura. Tal acontece porque temos uma boa equipa (…)”.
As conclusões do estudo “Índice da Excelência 2019”, desenvolvido pela Neves de Almeida | HR Consulting, em parceria com a Human Resources Portugal e o INDEG-ISCTE, em que o Grupo participou pela primeira vez na categoria de Grandes Empresas, apontam para um Índice de Excelência Global de 71,9%, salienta-se no referido comunicado. 
Entre as questões com maior desvio positivo face à média obtida pelas empresas inquiridas, destacam-se: “a minha organização aposta no desenvolvimento de programas de gestão de talento, procurando aferir/potenciar o potencial e motivações dos colaboradores”; “a minha organização consegue reter os mais competentes”; “na minha organização, os colaboradores sentem que podem confiar na alta direção”; “na minha organização, é frequente transferir-se aquilo que se faz bem numa área para outras áreas”; “na minha organização há um número de pessoas suficiente para o volume de trabalho que temos”; “a minha organização é conhecida por influenciar fortemente as novas tendências no mercado”; “a minha organização está muito empenhada na inovação”; “a minha organização promove ativamente a apresentação de ideias inovadoras por parte dos colaboradores”; “sinto os problemas da organização como se fossem meus”; e “a minha organização adapta-se rapidamente às tendências do setor”.
“Esta distinção vem confirmar a resposta a uma pergunta que nos fazem constantemente: o que fez a Casais de diferente para ter ultrapassado a crise que afetou todo o setor da construção? A Casais ultrapassou a crise porque deixou de ser uma empresa de construção e passou a ser uma empresa de gestão de pessoas. Quando passamos a fasquia de 1500 colaboradores passamos a ser uma empresa que constrói pessoas e são as pessoas que constroem obras. Nós construímos líderes em todas as funções e foi isso que nos permitiu ultrapassar a crise”.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.