22 / Fevereiro / 2020

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Efacec vai construir e operar maior central solar fotovoltaica de Moçambique

17 de Janeiro de 2020 às 10:20:48

tamanho da letra:

Empresas

A Efacec foi selecionada para o contrato de engenharia, compra e construção (EPC) para operação e manutenção (O&M), de uma central solar de 41 MWp, localizada em Metoro, norte de Moçambique.

Inserida numa área de cerca de 138 hectares, esta infraestrutura possui uma capacidade de produção de 68 GWh por ano. A central solar deverá iniciar a produção de energia no final de 2020.
Em informação disponibilizada no site da empresa, refere-se que esta “será a central de energia solar de maior capacidade instalada em Moçambique até à data e um projeto emblemático para a Efacec, que opera em Moçambique há mais de 20 anos, reforçando assim a presença no mercado e na região”.
O projeto foi desenvolvido pela Neoen, empresa de energia renovável sediada em Paris, conjuntamente com a EDM - Electricidade de Moçambique, através da empresa “Central Solar Metoro”.
O contrato inclui o fornecimento do contrato de EPC completo, incluindo a interconexão em alta tensão à subestação da EDM e garantias associadas à operação da central de energia solar, bem como um contrato de longa duração para a operação e manutenção da central.
Esta central contribui para o alcance dos objetivos de Moçambique na diversificação das fontes de energia e na descentralização da sua geração, com o objetivo de dar acesso a energia a 100% da população Moçambicana até 2030.
A energia gerada será vendida através de um Contrato de Compra de Energia (PPA) contratado com a EDM.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.