25 / Abril / 2024

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Mota-Engil com novos contratos em África e na América Latina no valor de 450 milhões de euros

19 de Dezembro de 2019 às 11:17:44

tamanho da letra:

Empresas

A Mota-Engil assinou dois novos contratos de construção, nas Honduras e em Angola, e adquiriu uma concessionária rodoviária no México, negócios que no total envolvem um valor na ordem dos 450 milhões de euros.

O contrato nas Honduras, assinado por uma empresa subsidiária da Mota-Engil Latin America, Bv totaliza cerca de 195 milhões de euros, terá uma duração estimada de 36 meses e contempla a construção de uma nova instalação hidroelétrica denominada de El Tornillito, com uma potência instalada de 194 MW.
Por outro lado, o contrato em Angola, firmado pela Mota-Engil Engenharia e Construção África, ascende a cerca de 115 milhões de euros, terá uma duração estimada de 30 meses e contempla a execução de três atividades principais: a conclusão do sistema elevatório norte, a construção do perímetro irrigado do Calueque e a construção de uma central de geração híbrida. Prevê-se que o financiamento integral deste projeto seja assegurado por uma instituição de crédito à exportação.
Adicionalmente, uma das subsidiárias da construtora portuguesa no México (Mota-Engil México) obteve autorização para a aquisição da Concessionária da Autopista Cuapiaxtla-Cuacnopalan, com uma extensão total de 63 km, dos quais apenas 26 km, já existentes, serão reabilitados. Esta concessão implica um investimento total superior a 200 milhões de euros, um prazo de 30 anos após o fecho financeiro, incluindo 24 meses de período de construção para executar cerca de 140 milhões de euros, e uma taxa interna de rentabilidade garantida de 13,5% em termos reais. A Mota-Engil México, associada a um fundo de investimento (50/50) deterá 100% da concessão. Esta concessão é o primeiro projeto de infraestruturas do Estado de Puebla e um dos primeiros do país nos últimos 12 meses. “Este novo investimento consolida a posição da Mota-Engil México no setor das infraestruturas e comprova a confiança do Estado de Puebla e do México nas capacidades da empresa”, afirma a Mota-Engil em comunicado, concluindo que, “deste modo, a adjudicação dos acima referidos contratos é mais um exemplo relevante da dinâmica comercial da Mota-Engil, quer na América Latina, quer em África, confirmando a concretização de um pipeline de projetos de dimensão assinalável”.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.