15 / Dezembro / 2019

Domingo

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

RE_Generation® da JLL renovou Saldanha Residence

18 de Novembro de 2019 às 10:14:59

tamanho da letra:

Empresas

O Saldanha Residence, propriedade do fundo imobiliário Novimovest, gerido pela Santander Asset Management, foi alvo de uma remodelação profunda e implantação de um novo conceito, desenvolvidos por uma equipa multidisciplinar da JLL, que acabam de ser concluídos.

Localizado na Avenida Fontes Pereira de Melo, num dos principais eixos do mercado de escritórios de Lisboa e junto o comércio, serviços e transportes, o Saldanha Residence soma uma Área Bruta Locável (ABL) de 7.400 m² com 60 lojas distribuídas por dois pisos comerciais, incluindo uma área de restauração com 400 lugares sentados, além de um parque estacionamento subterrâneo com 360 lugares.
“Este é um dos casos de sucesso da nova abordagem RE_Generation®, desenvolvida pela JLL para dar resposta às necessidades de reposicionamento dos ativos imobiliários, focada em impulsionar a sua revalorização num mercado que está em constante mudança”, afirma-se em comunicado.
Envolvendo equipas multifacetadas e diversas linhas de serviço da consultora, o RE_Generation® é um processo que aborda os ativos imobiliários de forma customizada, estudando cada projeto individualmente e estabelecendo um plano estratégico para maximizar o seu potencial e resultados, explica-se no mesmo documento.

Intervenção faseada sem interrupção do funcionamento do espaço

Responsável pela gestão do centro comercial, no final de 2014, com o aval do proprietário, a JLL deu início a estudo de Design Audit, com o objetivo de responder aos novos desafios do mundo do retalho e adaptá-lo às novas tendências e hábitos de consumo, aumentando ao mesmo tempo a sua competitividade. “Este trabalho culminou num projeto de remodelação desenvolvido faseadamente e concluído em 2019 (…)”, diz a JLL.
 Desenvolvido por uma equipa pluridisciplinar da JLL, com especialistas das áreas de design, gestão e leasing, na fase inicial “o objetivo foi identificar os principais problemas do centro comercial e propor as melhores soluções para adaptar o projeto às novas condições de mercado, considerando as vertentes de design e comercial (…)”, lembra Patrícia Araújo, Head of Retail da JL. Miguel Kreiseler, diretor de Projet & Asset Management, e Mário Santos, da área de Design & Design Management, foram os outros intervenientes na equipa técnica da JLL responsável pela conceção e implementação do projeto, que contou ainda com a consultoria externa da Conceito Arquitetos, na área de arquitetura, e da Naperon, em design gráfico.
No início de 2015 a equipa de design da JLL apresentou ao proprietário o novo conceito para o Saldanha Residence, que implicaria alterar o layout comercial, a imagem e o design do centro, propondo uma intervenção gradual, com o objetivo de fasear o investimento e permitir uma mais fácil monitorização da sua eficácia na obtenção de retorno.
O piso da praça da restauração foi o primeiro a ser alvo de obras, que arrancaram em fevereiro de 2017 e que foram realizadas sem interromper o funcionamento do centro. Os trabalhos desta primeira fase terminaram em março de 2019 e o proprietário decidiu avançar logo de seguida com a segunda fase do conceito desenvolvido pela equipa de Design.
Esta segunda fase de obra foi realizada durante o último verão, compreendendo a remodelação total do piso 1.
Sendo uma aposta claramente vencedora, o balanço deste projeto liderado pela JLL “não poderia ser mais positivo”, admite Patricia Araújo, realçando que “esta abordagem só é possível quando se reúne a experiência e as competências necessárias para avaliar o funcionamento de um ativo comercial sob todas as suas vertentes (design, comercial, operação, gestão e técnica), capaz de propor soluções concretas para o adaptar às novas condições de mercado”.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.