22 / Julho / 2019

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Siemens inaugura núcleo tecnológico dedicado à Indústria 4.0 e aos edifícios inteligentes

09 de Julho de 2019 às 17:08:36

tamanho da letra:

Empresas

A Siemens Portugal inaugura hoje dois novos centros de apoio ao desenvolvimento de projetos nas áreas da digitalização e dos edifícios inteligentes, localizados nas suas instalações no Freixieiro, no distrito do Porto, que completam hoje 25 anos.

A aposta da Siemens na criação de centros de experimentação e de laboratórios aplicacionais, através destes novos i-Experience Center 4.0 e Solutions & Service Center, tem como objetivo “fomentar a capacitação de recursos humanos e o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias nas áreas da indústria e tecnologias para edifícios”, refere-se numa nota de imprensa.
Estas duas estruturas tecnológicas fazem parte do plano de investimento que a Siemens anunciou no ano passado: 25 milhões de euros dedicados à digitalização do País até 2020. Para além disso, a concretização deste i-Experience Center 4.0 é mais uma medida entregue pela empresa no âmbito do programa do governo Indústria 4.0. 
O núcleo tecnológico ambiciona ser um espaço de co-criação e ideação, que vai impulsionar as parcerias com empresas, academia e startups locais e disponibilizar tecnologia de simulação para que possam ser desenvolvidos projetos de valor acrescentado para o país, explica a Siemens.
A aposta no Freixieiro deve-se à importância que a região norte de Portugal tem para a Siemens, visto que quase 44% dos clientes da empresa provêm desta zona do país. Além disso, no ano fiscal passado, quase 35% da faturação e cerca de 40% do volume de negócio da empresa provieram de empresas do norte, de onde se destacam projetos na área da produção de energia.
Para Pedro Pires de Miranda, presidente Executivo da Siemens Portugal, “a cocriação é essencial para, na era digital, gerarmos valor no ecossistema industrial, criarmos novos modelos de negócio e darmos respostas aos maiores desafios da Indústria. É nossa estratégia criar estruturas deste género em várias regiões do país, agora também na Região do Porto. Esta descentralização permite uma maior proximidade aos principais núcleos industriais e empresariais portugueses, acelerando o processo de transformação digital e apoiando o desenvolvimento de projetos tecnológicos”.

Portas abertas para um futuro digital

Depois de abrir estruturas deste género na sua sede em Alfragide, por onde já passaram dezenas de empresas e universidades, a Siemens aposta agora na criação de dois novos espaços nas suas instalações do Freixieiro.
 O i-Experience Center 4.0 é uma incubadora de soluções digitais, que promove diversas iniciativas destinadas à modernização da indústria. Todo o processo de criação está assente em MindSphere, o sistema operativo aberto da Siemens para a Internet das Coisas, baseado na nuvem. Através desta solução, todos os produtos, instalações, processos e equipamentos que compõem o processo produtivo ficam conectados entre si, permitindo uma análise rápida e eficaz de grandes quantidades de dados e uma tomada de decisão melhor fundamentada.
Já o Solutions & Service Center é um laboratório aplicacional para o desenvolvimento e implementação de soluções inteligentes para edifícios, nomeadamente proteção contra incêndios, segurança, automação, eficiência energética, segurança da informação e monitorização dos mesmos.
 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.