22 / Agosto / 2019

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

BERD ganha concurso de 17 milhões de euros no Peru

10 de Abril de 2019 às 13:19:12

tamanho da letra:

Empresas

A BERD - Bridge Engineering Research & Design, empresa portuguesa de engenharia de pontes, venceu o concurso internacional lançado pelo Ministério dos Transportes e Comunicações peruano, no valor de 17 milhões de euros, para o fornecimento de 125 pontes modulares.

As estruturas, com vãos entre os 15 a 60 metros e compostass por um reduzido número de peças fáceis de montar, serão entregues no próximo verão. A facilidade e a rapidez da montagem são, de resto, uma característica destas pontes, prevendo-se que uma equipa reduzida de homens possa montar uma ponte numa semana. Ao todo, são cerca de 6.000 toneladas de aço, que serão expedidas em 300 contentores marítimos.
“Vencermos este concurso internacional, a par com os principais players mundiais do setor, representa um enorme reconhecimento da qualidade das soluções que apresentamos. A inovação está no nosso ADN, pelo que entramos nesta nova área de negócios alterando a oferta standard que existia no mercado e que estava restrita a adaptar o problema à solução”, afirma Pedro Pacheco, CEO da BERD, em comunicado.
Os produtos existentes no mercado, explica-se no mesmo comunicado, tinham sido desenvolvidos na II Guerra Mundial (tipo “Bailey”), sendo reconhecidos como uma das cinco inovações militares do século XX. A BERD viu neste segmento uma oportunidade de criar e desenvolver pontes modulares, de tecnologia avançada e adaptadas às necessidades atuais, oferecendo soluções à medida de cada situação.
Para o futuro, a empresa portuguesa de engenharia com sede em Matosinhos, Porto, prevê um crescimento interessante do fornecimento de pontes modulares, numa primeira fase, nos países em desenvolvimento, em especial na América do Sul e África. A par, a empresa portuguesa encontra-se a desenvolver diversas parcerias comerciais e industriais, que permitam facilitar a sua entrada e presença em alguns destes mercados.
Depois de 10 anos de experiência na área dos métodos e soluções para construção de pontes e, em resultado de uma intensa aposta em I&D, a BERD criou uma nova área de negócio: soluções de pontes modulares. MBS by BERD oferece novos limites, dado que potencia a construção de vãos até 120 metros. “A experiência de engenharia BERD no design e execução de estruturas metálicas permite-lhe encontrar “soluções inovadoras para o desenvolvimento e otimização de soluções de estruturas: mais leves, de rápida instalação, fácil transporte e grande durabilidade”, garante a empresa, cujo slogan, “One bridge, one solution” reflete a sua perspectiva de que “cada projeto é único”.
A empresa aposta, por outro lado, num “rigoroso controlo de fabrico e rastreabilidade dos materiais” e na criação de estruturas seguras e de um produto que requer uma “manutenção mínima e de simples execução”.
O design das Pontes MBS cumpre os principais standards internacionais (AASHTO, Eurocode, Stanag, CAN/CSA-ONT, etc.) e as respetivas capacidades de carga.
A BERD – Bridge Engineering Research & Design fornece soluções integradas de engenharia de pontes e atua na venda e aluguer de equipamentos de grande porte para a construção de pontes. Em grande parte dos casos, a empresa, que tem por objetivo ser líder mundial na área de soluções e métodos construtivos para a construção de pontes e viadutos, estando presentemente no TOP 3 desta área de atuação, desenvolve a solução e coordena o projeto e operação, apresentando uma solução integrada que consiste numa interação entre projeto, método construtivo e construção.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.