19 / Abril / 2024

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Gabriel Couto constrói novo empreendimento imobiliário em lisboa

28 de Março de 2019 às 12:08:09

tamanho da letra:

Empresas

A construtora Gabriel Couto foi novamente eleita pelo grupo Torel Boutiques, em parceria com um investidor estrangeiro, para a construção de um edifício destinado a habitação multifamiliar.

Composto por seis apartamentos e localizado na Rua Câmara Pestana, em Lisboa, o novo edifício implanta-se entre dois já existentes, pertencentes ao mesmo grupo: o edifício Torel Palace Hotel e um palácio para reabilitar a posteriori.
O empreendimento imobiliário tem a assinatura do Atelier Frederico Valsassina Arquitetos e será constituído por uma fração T4, três T2 e duas T1, com uma área de implantação de cerca de 220m2 e área bruta de construção de cerca de 1.500m2, sendo acrescentado por um logradouro no tardoz com 170m2.
A fiscalização desta empreitada está a cargo da consultora internacional “JLL - Jones Lang LaSalle”, entidade também responsável pela coordenação e gestão de todo o processo de concurso deste projeto.
Segundo se explica em comunicado, “pelas suas caraterísticas arquitetónicas específicas e localização estratégica, este novo empreendimento habitacional é um duplo convite ao mercado nacional e internacional”. O investimento em questão tem, de resto, um horizonte mais alargado, ao abranger ainda a reabilitação integral do Palácio do Torel e, também, a ampliação de um piso e remodelação de um dos edifícios constituintes do Hotel Torel Palace, projeto este que pretende melhorar a oferta desta unidade hoteleira. O Torel Palace Hotel é constituído por dois palacetes datados do início do século XX e localiza-se na Colina de Santana, com vistas privilegiadas sobre o centro da cidade e o rio Tejo.

Particularidades da obra

A estrutura do edifício é em betão armado e cobertura em estrutura metálica com MDF, para suporte do sistema de impermeabilização. Além dos quatro pisos destinados a habitação, o edifício contempla ainda uma zona enterrada, em toda a área da implantação, para instalação de um sistema de estacionamento completamente automatizado e com capacidade para dezanove veículos:  as viaturas são deixadas no piso 0 e a seguir colocadas pelo sistema nos pisos inferiores. Estando os lugares de estacionamento otimizados para a área, foi determinante a exata implantação de paredes e lajes de betão, tendo de ser cumpridas todas as medidas do sistema, o que implicou que toda a construção das paredes e lajes decorresse com a máxima precisão.
Relativamente à execução da obra, a sua localização na Rua Câmara Pestana, em pleno centro de Lisboa, em rua muito estreita, de sentido único e com estacionamento automóvel, acarretou e exigiu um especial cuidado na gestão do acesso e no transporte e descarga dos materiais previstos. A escavação para construção da cave constituiu o maior desafio na fase inicial da empreitada. Implantada num lote de 220m2 foi efetuada uma escavação com mais de 10 m de profundidade, relativamente à cota de soleira, para acomodar os três pisos de estacionamento. A construção das paredes de suporte do edifício foi efetuada com recurso a paredes tipo Berlim e escoramento com perfis metálicos.
Do ponto de vista formal, “o edifício vai de encontro à linguagem pombalina que prevalece no tecido urbano onde está inserido. As fachadas deste novo empreendimento imobiliário e edifícios contíguos denunciam uma evidente linguagem pombalina, a partir de grandes janelas e do aproveitamento das águas furtadas, através da instalação de mansardas”, destaca-se em comunicado.
A relação entre a Gabriel Couto e o grupo que detém o Torel Boutiques consolidou-se com a edificação recente do Hotel Torel Avantgarde, localizado no Porto, projeto que arrecadou um prémio internacional no evento “World Luxury Hotel Awards” de 2018, numa das categorias premiadas.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.