20 / Outubro / 2018

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Mota-Engil ganha contrato de 770 milhões na Argentina

02 de Agosto de 2018 às 14:51:02

tamanho da letra:

Empresas

A Mota-Engil anunciou a adjudicação a um consórcio por si detido em 33%, através da Mota-Engil Latin America, de um contrato de construção e de concessão do Corredor Sur na Província de Buenos Aires, Argentina.

Em comunicado, o grupo construtor português avança ganhou este contrato no âmbito do concurso de PPP Vias Seguras, patrocinado pelo governo da Argentina.
A concessão tem uma extensão de 247 km, incluindo a ligação ao aeroporto de Buenos Aires, um tráfego médio diário de cerca de 250.000 veículos e um período de vigência de 15 anos. No âmbito do contrato ganho, o concessionário terá de assegurar trabalhos de construção em 20 km de área urbana e em 227 km de área rural num valor que excede os 900 milhões de dólares (cerca de 770 milhões de euros), sendo mais de 95% daquele montante correspondente a alargamentos de vias e/ou a reabilitações. Os trabalhos de construção mais significativos terão uma duração de 5 anos.
Segundo se informa no referido comunicado, “o perfil financeiro da concessão inclui pagamentos por disponibilidade, os quais asseguram o valor das obras de reabilitação e de alargamento em 80% do investimento total, sendo o restante investimento e os gastos de operação cobertos pela cobrança de portagens”.
O pagamento por disponibilidade é assegurado por um trust, propriedade do governo da Argentina, o qual irá receber os impostos sobre combustíveis, bem como o recebimento parcial de algumas portagens com a obrigação contingente do governo de suprir qualquer insuficiência verificada. “Este tipo de concessões Público-Privadas foi acordado recentemente nas negociações mantidas entre o Governo da Argentina e o Fundo Monetário Europeu”, conclui-se no mesmo documento.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.