Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS
20 de Junho de 2018 às 11:42:05
tamanho da letra:
A Raclac, empresa sediada em Vila Nova de Famalicão, adjudicou à construtora Gabriel Couto a execução da primeira linha de produção da sua nova unidade industrial, para pôr em marcha o Projeto NITRO, que passa pela produção de luvas de exame de uso único.
Para a empresa responsável pela obra, esta nova unidade industrial, da autoria do arquiteto Octávio Araújo e com a fiscalização a cargo da “DDN - Gestão, Coordenação e Fiscalização”, representa “mais um desafio a ser alcançado com rigorosos padrões de exigência”, afirma em comunicado.
A cerimónia do lançamento da primeira pedra desta nova unidade fabril, cujo investimento ronda os 20 milhões de euros, contou com a presença da secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, e do presidente da Câmara de V. N. de Famalicão, Paulo Cunha, entre outros convidados.
A ampliação do complexo fabril, com enorme possibilidade de expansão num futuro próximo, será realizada num terreno anexo aos escritórios centrais da Raclac, com uma área total de cerca de 82.000 m2. Esta unidade, agora adjudicada, apresenta uma área de implantação de 7.600 m2 e uma área de construção de cerca de 8.600 m2, sendo a sua superestrutura executada em estrutura metálica com aproximadamente 300 toneladas.
Os revestimentos exteriores, quer das fachadas, quer da cobertura, serão executados com recurso a painel sandwich do tipo PIR, com 50 mm de espessura, totalizando uma área de revestimento total superior a 15.000 m2.
No interior, para além da área principal referente à linha de produção, está ainda prevista uma área social e administrativa. Na área exterior será instalada uma báscula ponte pesa-camiões, com capacidade até 80 toneladas, concebida para pesagem de veículos rodoviários de transporte de mercadorias. Com a preocupação ecológica e ambiental e valorização do impacto visual, está também prevista a instalação de um edifício de exploração da ETAR com elementos construtivos em tudo idênticos ao do edifício principal. No que concerne aos arranjos exteriores, está prevista uma portaria e respetiva zona de arruamentos e passeios com uma área superior a 10.500 m2, para além de todo o enquadramento paisagístico. “A confiança que este tipo de empresas e grupos multinacionais tem vindo a depositar na competência apresentada pela nossa empresa é para nós um enorme orgulho”, vinca Carlos Couto, CEO do Grupo, sobre esta nova conquista da empresa.
A nova e vanguardista unidade industrial da Raclac, primeira da Europa, é especializada na conceção e fabrico de uma gama inovadora dos acima referidos utensílios clínicos. Serão produzidas luvas de exame de uso único para a área da saúde de forma singular através de uma tecnologia que veio a ser desenvolvida pela própria empresa ao longo dos últimos três anos. Trata-se de uma linha de produção 100% automatizada, com 48 robôs e sem intervenção humana, do princípio ao fim. A produção será feita em “sala limpa”, tal como o embalamento, garantindo luvas totalmente seguras e higienizadas, além de serem adotadas as mais rigorosas premissas ecológicas, com o reaproveitamento e a poupança de água e de energia.
A Raclac, cujo volume de faturação ultrapassou os 10,5 milhões de euros em 2017, registando um crescimento de 30% face ao ano anterior, está presente em mercados como Espanha, França, Inglaterra, Angola, Moçambique, Marrocos, Tunísia e Cabo Verde, e prevê com este Projeto NITRO a entrada e conquista de novos mercados.
Gabriel Couto constrói fábrica de componentes aeronáuticos em Grândola
17 de Maio de 2018
Gabriel Couto responsável por novas fábricas da Navigator
16 de Abril de 2018
Gabriel Couto reabilita Bairro Padre Cruz
17 de Março de 2018
Gabriel Couto constrói condomínio de luxo na foz
02 de Março de 2018
Gabriel Couto constrói “Longevity Health & Wellness Hotel”
07 de Fevereiro de 2018
Gabriel Couto responde pela reabilitação Hotel “Rio Douro Hotel & Spa”
24 de Janeiro de 2018
Comentar este artigo
Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.
Gabriel Couto constrói residência universitária para o gupo Smart Studios
26 de Novembro de 2019
Galbilec escolhida para projeto pioneiro na área da saúde
22 de Novembro de 2019
RE_Generation® da JLL renovou Saldanha Residence
18 de Novembro de 2019
OLI investe meio milhão de euros para produzir energia limpa
07 de Novembro de 2019
Habitâmega a caminho da internacionalização
29 de Julho de 2010
Casais conclui Campus da Justiça de Valongo
09 de Maio de 2011
ESCOM ganha dois contratos no Congo por 62 milhões de euros
30 de Novembro de 2010
Grupo Patrícios aposta nos países do Magrebe
20 de Janeiro de 2011
ESCOM ganha dois contratos no Congo por 62 milhões de euros
30 de Novembro de 2010
Solargus é a primeira empresa a beneficiar do fundo à internacionalização
21 de Dezembro de 2011
Martifer ganha obra na Índia
01 de Junho de 2011
Martifer inaugurou parque solar em Cabo Verde de 19 milhões de euros
05 de Novembro de 2010