20 / Julho / 2018

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Viaponte assegura engenharia portuguesa na autoestrada Panamericana

19 de Junho de 2018 às 10:37:13

tamanho da letra:

Empresas

A Viaponte, empresa do Grupo Quadrante, foi selecionada para desenvolver, em consórcio, os projetos da primeira fase de ampliação e reabilitação da autoestrada Panamericana, uma das mais famosas do continente americano.

Segundo se informa em comunicado, “o tramo de autoestrada de 36 km, entre La Chorrera e Santa Cruz, faz parte da primeira fase do programa, que prevê ainda a reabilitação da via até San Carlos, num total de cerca de 57 km. O projeto tem como objetivo adequar a viabilidade do traçado, com a passagem de duas para três faixas por via, introduzindo nós desnivelados e caminhos laterais de serviço. A primeira fase irá ainda fomentar a melhoria da circulação entre populações, através do aumento de conectividade com as estradas locais”.
Em termos de Obras de Arte a projetar, o número total é substancial - cerca de 50 - entre obras novas e alargamentos, sendo que metade desse número são passagens superiores pedonais.
Para Tiago Costa, administrador e responsável pela área de Transportes do Grupo Quadrante, “participar num programa desta envergadura é motivo de orgulho, não só pela confiança na nossa experiência, mas também pelo reforço da internacionalização da empresa no mercado americano, que apresenta hoje muitas oportunidades de negócio. É também uma forma de provar que a engenharia portuguesa tem qualificações para ser competitiva no mundo.”
O projecto representa um investimento de cerca de 543 milhões de dólares e faz parte do programa de expansão da rede rodoviária da República do Panamá, lançado pelo Ministério das Obras Públicas, através do consórcio "FCC Corredor de las Playas 1", formado pelas construtoras FCC Construccion, S.A. e Operadora Cicsa, S.A. de C.V.
A participação da Viaponte no projeto iniciou-se na fase de concurso, no qual o Consórcio "FCC Corredor de las Playas 1" apresentou proposta para construção e manutenção baseada no anteprojeto desenvolvido pelo Consórcio Projetista. Com a adjudicação do contrato à proposta assim apresentada, “em boa parte devido à qualidade do anteprojeto produzido”, foi dada continuidade para a fase de projeto de execução.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.