20 / Abril / 2024

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Conduril constrói ponte envidraçada nos Passadiços do Paiva

10 de Maio de 2018 às 11:59:16

tamanho da letra:

Empresas

A Conduril - Engenharia, SA, está a construir a ponte envidraçada dos Passadiços do Paiva, uma estrutura de 480 metros sobre o rio com o mesmo nome e cuja utilização será exclusivamente pedonal.

Inspirada nas pontes incas que atravessavam os vales mais profundos das montanhas dos Andes, a nova estrutura projetada pelo ITeCons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, da Universidade de Coimbra, integra a rede de vias pedonais já existentes no concelho de Arouca e terá um custo estimado em 1,7 milhões de euros (mais IVA). O vão de 480 metros sobre o rio terá uma largura útil de 1,20 metros e pavimento em gradil metálico, com o objetivo de facilitar a circulação do vento sem oferecer grande resistência às correntes.
De utilização apenas pedonal, a ponte estará suspensa a 150 metros de altura junto ao geo sítio da Cascata das Aguieiras e nas imediações da escarpa conhecida como a Garganta do Paiva.
"Vai ser a maior ponte do género em Portugal e, se não for também a maior da Europa, será certamente a mais bonita e a mais impactante", declarou à Lusa a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém.
Segundo a Lusa, a empresa responsável pela construção da ponte já arrancou com a instalação do estaleiro e com trabalhos de preparação do terreno, devendo a estrutura ficar concluída num prazo de 10 meses. 


 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.