15 / Dezembro / 2018

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Gabriel Couto responsável por novas fábricas da Navigator

16 de Abril de 2018 às 12:17:18

tamanho da letra:

Empresas

A construtora Gabriel Couto está a construir as novas fábricas da Navigator Tissue em Cacia.

«É mais um desafio aliciante e ambicioso, que vem demonstrar o capital de confiança adquirido junto dos investidores, que apostam no conhecimento e na experiência da Gabriel Couto na área da construção de grandes polos de investimento industrial», refere Carlos Couto, o CEO da construtora minhota a propósito do seu regresso a Aveiro para mais uma obra, após ter concluído em 11 meses a construção da nova fábrica da multinacional indiana Sakthi, em Águeda.
Com assinatura do Gabinete de Consultoria e Projetos de Engenharia “GEG – Engineering Structures for Life”, este projeto, designado Smooth – Armazém de Bobines e de Paletes e Expedição (Contratos 3 e 5), promovido pela Navigator Tissue Cacia, integra-se na construção das novas fábricas de papel desta empresa no distrito de Aveiro. Com conclusão prevista para o segundo semestre de 2018, a construção destas novas unidades fabris, que vão criar cerca de 100 novos postos de trabalho, tem como objetivo a criação de uma linha de produção de papel “Tissue” (utilizado em lenços de papel e papel higiénico) e respetiva transformação em produto final.
Os contratos, compostos pelas empreitadas 3 e 5, incluem várias edificações e estruturas distintas. Na empreitada 3, o destaque especial vai para o conjunto de edifícios destinados à armazenagem de bobines de papel, que integram a fábrica de Tissue de Cacia, numa área total de cerca de 4.500 m². Esta estrutura engloba o transportador, receção e cais de carga de bobines para o exterior, bem como a sala de equipamentos de ventilação e de redução de oxigénio. A empreitada 5 é composta, em especial, por um conjunto de edifícios destinados à armazenagem de paletes de papel e expedição, numa área total de cerca de 6.000 m².
Com estas novas fábricas, a Navigator Tissue Cacia atinge um investimento próximo dos 120 milhões de euros e ficará dotada de uma capacidade de produção nominal de 70.000 toneladas por ano.
A adoção de processos construtivos caracterizados por estruturas de betão prefabricado e metálicas conduzem a um maior controlo dos prazos globais de execução das unidades industriais deste projeto Smooth de Cacia, dada a evidente escassez de recursos atualmente existente na indústria da construção em Portugal face ao elevado volume de empreitadas a decorrer. O prazo global para execução destas empreitadas é de 8 meses para o contrato 3 e de 9 meses para o contrato 5.
“Constata-se uma complexa conexão entre os distintos contratos que compõe este projeto Smooth, obrigando a uma concertada programação entre todos os executantes envolvidos, sendo compatibilizadas todas as especialidades e operações com extremo nível de detalhe e pormenor, para assim garantir a satisfação do cliente, uma elevada qualidade do produto acabado e o cumprimento dos prazos”, acrescenta-se no referido comunicado. 
“A execução destes projetos está a ser mais um desafio aliciante e ambicioso assumido pela Gabriel Couto e a alcançar num prazo muito exigente”. Contudo, “a vantagem da Gabriel Couto possuir muito equipamento próprio, permite uma mobilização extremamente rápida numa fase inicial, o que, em obras de curta duração, como é o caso destas empreitadas, é um fator muito importante. Além disso, é de ressalvar o facto de conseguirmos aliar as capacidades que temos com a experiência e as valências técnicas apropriadas para a execução de qualquer tipo de empreitada, nas mais diversas áreas da nossa atividade”, conclui Carlos Couto.


 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.