Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS
16 de Abril de 2018 às 12:17:18
tamanho da letra:
A construtora Gabriel Couto está a construir as novas fábricas da Navigator Tissue em Cacia.
«É mais um desafio aliciante e ambicioso, que vem demonstrar o capital de confiança adquirido junto dos investidores, que apostam no conhecimento e na experiência da Gabriel Couto na área da construção de grandes polos de investimento industrial», refere Carlos Couto, o CEO da construtora minhota a propósito do seu regresso a Aveiro para mais uma obra, após ter concluído em 11 meses a construção da nova fábrica da multinacional indiana Sakthi, em Águeda.
Com assinatura do Gabinete de Consultoria e Projetos de Engenharia “GEG – Engineering Structures for Life”, este projeto, designado Smooth – Armazém de Bobines e de Paletes e Expedição (Contratos 3 e 5), promovido pela Navigator Tissue Cacia, integra-se na construção das novas fábricas de papel desta empresa no distrito de Aveiro. Com conclusão prevista para o segundo semestre de 2018, a construção destas novas unidades fabris, que vão criar cerca de 100 novos postos de trabalho, tem como objetivo a criação de uma linha de produção de papel “Tissue” (utilizado em lenços de papel e papel higiénico) e respetiva transformação em produto final.
Os contratos, compostos pelas empreitadas 3 e 5, incluem várias edificações e estruturas distintas. Na empreitada 3, o destaque especial vai para o conjunto de edifícios destinados à armazenagem de bobines de papel, que integram a fábrica de Tissue de Cacia, numa área total de cerca de 4.500 m². Esta estrutura engloba o transportador, receção e cais de carga de bobines para o exterior, bem como a sala de equipamentos de ventilação e de redução de oxigénio. A empreitada 5 é composta, em especial, por um conjunto de edifícios destinados à armazenagem de paletes de papel e expedição, numa área total de cerca de 6.000 m².
Com estas novas fábricas, a Navigator Tissue Cacia atinge um investimento próximo dos 120 milhões de euros e ficará dotada de uma capacidade de produção nominal de 70.000 toneladas por ano.
A adoção de processos construtivos caracterizados por estruturas de betão prefabricado e metálicas conduzem a um maior controlo dos prazos globais de execução das unidades industriais deste projeto Smooth de Cacia, dada a evidente escassez de recursos atualmente existente na indústria da construção em Portugal face ao elevado volume de empreitadas a decorrer. O prazo global para execução destas empreitadas é de 8 meses para o contrato 3 e de 9 meses para o contrato 5.
“Constata-se uma complexa conexão entre os distintos contratos que compõe este projeto Smooth, obrigando a uma concertada programação entre todos os executantes envolvidos, sendo compatibilizadas todas as especialidades e operações com extremo nível de detalhe e pormenor, para assim garantir a satisfação do cliente, uma elevada qualidade do produto acabado e o cumprimento dos prazos”, acrescenta-se no referido comunicado.
“A execução destes projetos está a ser mais um desafio aliciante e ambicioso assumido pela Gabriel Couto e a alcançar num prazo muito exigente”. Contudo, “a vantagem da Gabriel Couto possuir muito equipamento próprio, permite uma mobilização extremamente rápida numa fase inicial, o que, em obras de curta duração, como é o caso destas empreitadas, é um fator muito importante. Além disso, é de ressalvar o facto de conseguirmos aliar as capacidades que temos com a experiência e as valências técnicas apropriadas para a execução de qualquer tipo de empreitada, nas mais diversas áreas da nossa atividade”, conclui Carlos Couto.
Gabriel Couto reabilita Bairro Padre Cruz
17 de Março de 2018
Gabriel Couto constrói condomínio de luxo na foz
02 de Março de 2018
Gabriel Couto constrói “Longevity Health & Wellness Hotel”
07 de Fevereiro de 2018
Gabriel Couto responde pela reabilitação Hotel “Rio Douro Hotel & Spa”
24 de Janeiro de 2018
Gabriel Couto responsável pela construção do Torel Avantgarde
03 de Dezembro de 2017
“Gabriel Couto constrói empreendimento ‘Off Liberdade’ em Lisboa”
13 de Novembro de 2017
Comentar este artigo
Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.
Sacyr Somague aumenta carteira de encomendas em 95 milhões
09 de Dezembro de 2019
Gabriel Couto constrói residência universitária para o gupo Smart Studios
26 de Novembro de 2019
Galbilec escolhida para projeto pioneiro na área da saúde
22 de Novembro de 2019
RE_Generation® da JLL renovou Saldanha Residence
18 de Novembro de 2019
Habitâmega a caminho da internacionalização
29 de Julho de 2010
Casais conclui Campus da Justiça de Valongo
09 de Maio de 2011
ESCOM ganha dois contratos no Congo por 62 milhões de euros
30 de Novembro de 2010
Grupo Patrícios aposta nos países do Magrebe
20 de Janeiro de 2011
ESCOM ganha dois contratos no Congo por 62 milhões de euros
30 de Novembro de 2010
Solargus é a primeira empresa a beneficiar do fundo à internacionalização
21 de Dezembro de 2011
Martifer ganha obra na Índia
01 de Junho de 2011
Martifer inaugurou parque solar em Cabo Verde de 19 milhões de euros
05 de Novembro de 2010