15 / Dezembro / 2017

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Reynaers Campus: um admirável mundo novo

22 de Novembro de 2017 às 10:04:42

tamanho da letra:

Empresas

Chama-se Reynaers Campus, localiza-se em Duffel, a Nordeste de Bruxelas, e é o “ninho” de um dos sistemas em alumínio para arquitetura mais avançados do mundo.

O “admirável mundo novo” da Reynaers, com as múltiplas possibilidades de construção que oferece a arquitetos, engenheiros, construtores, instaladores e investidores que escolhem soluções de excelência para as suas obras, foi apresentado no início deste mês à imprensa especializada nacional Michel Van Put (Chief Marketing Officer) e Marta Ramos (Marketing & Communication Portugal), na companhia de Peter Goosens (Expert Technical Trainer).

Implantado numa área de 283.000 m2, o Campus foi crescendo ao longo de décadas, a fim de albergar não só o “cérebro” dos Sistemas Reynaers, como também o novo showroom e a sua paleta de cores e soluções, o centro de formação, tecnológico e de testes - que incluem o R-lab, o R-cube e uma estrutura com 15 m de altura para testes de soluções em edificios de vários andares - a unidade de cravação de perfis ERAP, o centro logístico com 61 mil m2 (onde são armazenados perfis e acessórios) e a AVALON. Pensada para o futuro, esta é uma sala ímpar no que respeita à tecnologia de realidade virtual aplicada ao mundo dos projetos e construção e pensada para promover a sua otimização e discussão antes da sua implementação em obra. “Uma tecnologia complexa e inteligente, que permite minimizar erros, impasses, custos, e que a Reynaers coloca ao serviço de todos os seus parceiros à escala global”, destaca a empresa. Por ocasião da visita, os presentes analisaram virtualmente em detalhe protótipos e projetos. Pode mesmo dizer-se que estiveram no grupo de pioneiros a visitar o Tasso.apartments, um edifício residencial da Nomos Oficina Sul / CAPVEST, que está para nascer no coração de Lisboa.

Faturação para 2017 supera 387 milhões

De fora, ninguém diria que estamos perante uma empresa de cariz familiar e cultura de proximidade. A Reynaers, note-se, tem mais de 1.700 colaboradores em todo o mundo e faturou globalmente 387 milhões de euros em 2016, valor que será superado em 2017. Martine Reynaers, atual CEO do grupo, é filha do fundador que criou a empresa em 1965 e é o rosto da visão futurista plasmada no Campus: o maior centro de inovação e testes privado da Europa.
Para além da eficiência dos sistemas em alumínio, o metal mais abundante na crosta terrestre e 100% reciclável sem perda de valor, a sustentabilidade está presente na na atividade da Reynaers em todos os campos. A energia elétrica do Campus, por exemplo, provém exclusivamente dos 10.000 painéis fotovoltaicos instalados na cobertura e o excedente é introduzido na rede pública. Também os colaboradores são convidados a contribuir ativamente para este objetivo, oferecendo uma bicicleta a quem se desloque para o trabalho por este meio. E nos jardins do Campus, a comunidade envolvente é convidada a produzir mel.
Em Portugal, a sede da Reynaers Aluminium, estrategicamente localizada no centro do país (Pombal), dispõe de uma unidade logística, showroom e centro de formação. Em Lisboa, o Espaço Reynaers apresenta as soluções mais icónicas com vista para a Marina do Parque das Nações. No seu todo, a estrutura local está alinhada com a estratégia do grupo: desenvolvimento de produto global, personalizável através do acompanhamento de especialistas locais e adaptado às especificidades do mercado da construção nacional. A empresa e notoriedade da marca estão a crescer, tal como a sua presença em Portugal. Os resultados deste ano, por exemplo, colocam a filial portuguesa entre as mais promissoras do grupo no que respeita ao crescimento do volume de negócios em 2017.

Combinar tecnologia e experimentação

Lançar tendências na indústria da Construção está na génese da Reynaers Aluminium desde a sua fundação. A empresa é reconhecida pelo design inovador de sistemas de janelas, portas e fachadas que permitem criações sem limites, sistemas de sombreamento e jardins de inverno. Atualmente, a sua excelência assenta no desenvolvimento de ferramentas e tecnologia de ponta que inspiram, apoiam e concebem visualmente os projetos de arquitetos e de todos os intervenientes na obra. E é neste espaço, o Reynaers Campus, que se encontram todo o seu know-how, tecnologia e experiência. O Campus reúne o conhecimento e experiência de arquitetos, instaladores de alumínio e construtores, bem como de toda a equipa Reynaers Aluminium. É um fórum de comunicação global e uma fonte de inspiração para todos os que de alguma forma atuam no setor da construção.

Centro de Experiência Reynaers: partilhar para decidir

Concebido para reunir e inspirar pessoas através de tecnologias inovadoras direcionadas para soluções de construção arquitetónicas., o Centro de Experiência excede o conceito clássico de showroom, ao apresentar uma vasta gama de aplicações digitais que elevam a experiência de contacto com as janelas, portas e elementos de fachada em si. Por exemplo, os perfis são projetados holograficamente e é possível selecionar produtos instalados em edifícios e visualizá-los numa parede LED. Quando o visitante chega a casa, já tem toda a informação compilada na sua caixa de correio eletrónico. E é por isto que o Centro de Experiência é, indubitavelmente, um lugar de excelência para partilhar conhecimento e perspetivas, trocar ideias, tomar decisões e reforçar parcerias. Ainda mais fascinante e exclusiva é a visita à Sala AVALON. Especialmente equipada para projeções de arquitetura, é aqui que os profissionais da construção podem explorar, no presente, os edifícios a construir no futuro. Trata-se de uma sala de realidade virtual, onde qualquer projeto desenhado em 3D pode ser projetado, discutido e alterado em tempo real pelos diversos intervenientes, reunidos num só espaço e focados num só modelo atualizado ao minuto.

Centro de Formação: prolongar a qualidade do produto ao serviço

Para a Reynaers, a cadeia de valor tem uma importância incontornável. Produzir e instalar segundo elevados padrões de qualidade, para garantir a durabilidade e resistência dos sistemas que desenvolve é uma máxima inegociável. E é neste sentido que o grupo organiza um vasto número de sessões de formação dirigidas aos seus clientes — profissionais da construção — que assim reúnem o know-how necessário à prática de um serviço de qualidade aos seus próprios clientes.

Centro de Automação: gerir fluxos e otimizar processos

Aqui encontram-se as ferramentas que o grupo oferece aos instaladores de alumínio para automatizar processos. Cada etapa pode ser otimizada segundo uma assertiva combinação de conhecimento, maquinaria e tecnologias de ponta, associados ao software Reynapro. Para além deste, foi desenvolvido o sistema Reyna-Flow, com o objetivo de gerir fluxos de trabalho, otimizar processos de produção via “smart manufacturing”, incrementar a qualidade e timings de produção.

Centro Tecnológico:  o maior centro de inovação e de testes da Europa

O Centro Tecnológico Reynaers é o maior centro de inovação e de testes da Europa. Todos os sistemas da marca são sujeitos a rigorosos testes de permeabilidade ao ar, resistência à carga do vento, estanquidade à água, isolamentos térmico e acústico e segurança, entre outros, para assegurar que estes correspondem aos padrões de exigência internacionais.
Uma das peças emblemáticas do centro é uma parede de testes de última geração, com 15 m de altura, concebida para testar o desempenho das fachadas no que respeita ao ar, vento e água nos pisos mais elevados.
O Centro Tecnológico é também a casa do Centro de Pesquisa, onde se encontram o R-cube e o R-lab: o R-cube é um simulador climático rotativo, desenvolvido para analisar a performance térmica; o R-lab é um laboratório especial onde se testam soluções num estágio inicial de desenvolvimento das soluções, através da prototipagem rápida e impressão 3D.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.