24 / Outubro / 2017

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Área elétrica em destaque na atividade da CERTIF

09 de Agosto de 2017 às 14:14:36

tamanho da letra:

Empresas

A CERTIF - Associação para a Certificação manteve, no primeiro semestre, uma trajetória de crescimento, com particular destaque para a área elétrica, onde se registou um elevado número de certificados emitidos com vista à exportação, principalmente cabos elétricos e eletrodomésticos.

A CERTIF - Associação para a Certificação manteve, no primeiro semestre, uma trajetória de crescimento, com particular destaque para a área elétrica, onde se registou um elevado número de certificados emitidos com vista à exportação, principalmente cabos elétricos e eletrodomésticos. 
No final do semestre, a CERTIF registava produtos certificados em 184 categorias diferentes, distribuídos por 46 esquemas de certificação.

Certificação de serviços e de processos

No período em análise, foram emitidos de mais uma centena de certificados para o serviço de instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa, ascendendo a mais de mil o número de certificado válidos.
A CERTIF foi igualmente acreditada no âmbito da convenção SOLAS para a certificação da pesagem de contentores, tendo emitido os primeiros quatro certificados.

Certificação de pessoas e de sistemas

Neste campo, foram emitidos cerca de 40 novos certificados, estando válidos, no final do semestre, 266 certificações: cinco auditores para a norma ISO 9001; dois auditores para a norma ISO 14001; 52 auditores para a norma ISO 50001; 57 instaladores de janelas eficientes; 9 projetistas de sistemas solares térmicos; 141 projetistas de térmica de edifícios.
A Associação estendeu também o âmbito da sua acreditação à norma OSHAS 18001 – Sistemas de gestão da segurança e da saúde no trabalho e aos novos códigos nos âmbitos da qualidade e ambiente.
Neste domínio, a CERTIF tem cerca de uma centena de certificados emitidos, essencialmente em empresas que integram a certificação dos seus produtos ou serviços.

Construção em destaque na Marcação CE

Em paralelo, a CERTIF continuou a alargar os domínios para os quais está notificada no âmbito do Regulamento dos Produtos da Construção, tendo em vista a resposta às empresas. No semestre em questão verificou-se a extensão para fechos e testas mecânicos e para cabos elétricos, que passaram a estar abrangidos pelo regulamento. Foram emitidos 70 novos certificados.

Novas parcerias no Brasil

Na área internacional, a CERTIF participou ativamente nas reuniões de associações europeias de que é membro, nomeadamente, ETICS e Eurocer-building, bem como nos Operation Staff Meetings da área elétrica.
Enquanto representante dos organismos Notificados Portugueses, participou na reunião semestral do Advisory Board do Group of Notified Bodies. De igual modo, estabeleceu novas parcerias no Brasil, enquadrando novos produtos e permitindo o reconhecimento das auditorias para obter certificações naquele país.
A CERTIF realizou ainda acompanhamentos de certificações em diversos países e apoiou vários clientes no processo de certificação noutros países, com relevo para Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irão e Líbano. 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.