18 / Novembro / 2018

Domingo

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Quadrante conclui projetos da Subestação de Pegões 400/60kv

22 de Maio de 2017 às 16:57:15

tamanho da letra:

Empresas

A Quadrante, empresa prestadora de serviços de Engenharia e Consultoria, é a responsável pelo desenvolvimento de todos os projetos de construção civil da futura Subestação de Pegões, bem como das obras adjacentes ao projeto, como estrada de acesso e integração paisagística.

A plataforma da Subestação de Pegões terá uma área total com cerca de 47.200 m². Na envolvente, a integração paisagística irá contar com uma área de intervenção de aproximadamente 90.000 m² e será ainda construída uma estrada de acesso, com cerca de 2.700 m de extensão.
A Subestação de Pegões, cuja entrada em serviço está prevista para setembro de 2018, será constituída, na fase inicial, por um Posto de Seccionamento de 400 kV, sem transformadores e sem o nível de tensão de 60 kV. A sua construção irá permitir o fecho do eixo a 400 kV da Beira Interior - Falagueira-Estremoz- (Divor) - Pegões - com o já existente eixo no litoral, também a 400 kV, entre as subestações de Sines e Palmela e a zona da Grande Lisboa.
Esta subestação irá permitir aumentar a segurança e garantia de continuidade de serviço da RNT na zona sul do País, em particular na ocorrência de cenários com reduzida produção a sul de Portugal continental, ou a perda súbita de montantes elevados de produção nesta área de rede.
A configuração final da subestação comporta um total de 29 painéis, assim distribuídos:
• 400kV - 6 módulos de disjuntor e meio com: oito Painéis de Linha; quatro Painéis de Transformador 400/63kV – 170MVA; um Painel de TT/ST; 
• 60kV: 10 Painéis de Linha; quatro Painéis de Transformador 400/63kV – 170 MVA; dois Painéis de Bateria de Condensadores até 50 Mvar; um Painel de IB/TT/ST.
Para Nuno Martins, responsável pela Área de Indústria & Energia e administrador da Quadrante, “este projeto vem provar que, apesar de estarmos presentes lá fora, contando com um número significativo de projetos, Portugal não nos é indiferente, antes pelo contrário. É para nós, Quadrante, muito importante continuar a desenvolver projetos no nosso país, onde adquirimos os conhecimentos e a experiência que suportaram o nosso processo de internacionalização e por considerarmos o mercado muito interessante. O nosso envolvimento em todo o projeto da subestação de Pegões vem provar mais uma vez a nossa dimensão enquanto consultora de engenharia e que conseguimos abraçar projetos de qualquer magnitude, inserindo nele uma grande diversidade de especialidades, como é este caso.”
Neste projeto, a Quadrante esteve envolvida em todo o desenvolvimento dos projetos de construção civil, nomeadamente arquitetura, estruturas, geotecnia, hidráulica, instalações elétricas gerais, instalações mecânicas, terraplanagens, drenagens e paisagismo. Além dos projetos desenvolvidos, a QUADRANTE assumiu ainda a responsabilidade pela coordenação dos trabalhos de campo, isto é, estudo de condicionamento acústico, topografia e prospeção geológico-geotécnica.


 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.