24 / Setembro / 2018

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

CERTIF reforça liderança na certificação de produtos e serviços

16 de Março de 2017 às 12:03:55

tamanho da letra:

Empresas

A CERTIF – Associação para a Certificação concluiu o ano de 2016, mais uma vez, com resultados positivos, tal como provam o crescimento da sua base de clientes, reforçando a liderança na certificação de produtos e serviços, com uma quota superior a 90%, a faturação no exterior de 38% e a sua primeira certificação no Líbano.

Dada a importância das exportações para muitas empresas, o objetivo da CERTIF é obter o reconhecimento dos seus certificados e aceder a certificações locais obrigatórias, com menores custos para os seus clientes. De salientar os acordos no Brasil para acesso a marcas locais e que permitem às empresas exportadoras beneficiar do trabalho desenvolvido pela CERTIF com posterior reconhecimento.
São já 45 os esquemas de certificação ativos e 175 os tipos de produtos com certificados válidos.

Certificação de produtos

Embora com uma oferta já muito diversificada, no ano em análise a Associação certificou sete novos tipos de produtos, elevando para 175 os diferentes tipos de produtos com certificados válidos.
Mais relevante foi o facto de muitos clientes terem alargado as suas gamas de produtos certificados, mostrando, assim, a sua fidelização.
A CERTIF continuou a desenvolver processos de certificação que não se destinam à obtenção de marcas suas mas sim a certificações obrigatórias no estrangeiro e indispensáveis para o acesso a esses mercados.
De entre as várias certificações no estrangeiro realça-se o primeiro certificado emitido no Líbano com a marca CERTIF para tubos de polietileno, após realização de uma auditoria ao processo de fabrico e de ensaios em laboratório acreditado. Em Angola, onde já existiam clientes, foi emitido o primeiro certificado para varão de aço para armaduras de betão.
Foram certificados, ou dado início a processos, para novos produtos, designadamente: aquecedores; cabos elétricos (energia ou multicondutores); equipamentos de fitness fixos instalados no exterior; tubos PVC de parede exterior perfilada e exterior lisa; tubos para combustíveis gasosos; urnas funerárias.
A certificação de urnas funerárias, sob o ponto de vista ambiental, resulta de um protocolo assinado com a AIMMP e que permite à CERTIF atribuir, em termos de exclusividade, a marca CNUF, propriedade daquela associação.

Certificação de serviços e de sistemas de gestão

Com uma base de clientes que ultrapassa já as 1000 empresas e com mais de 250 certificados emitidos durante o ano, a certificação do serviço das empresas de instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa continuou a crescer.
No final do ano, estavam disponíveis os seguintes esquemas de certificação: consultoria em higiene e segurança alimentar para estabelecimentos de restauração e bebidas; gestão administrativa de recursos humanos; serviço de formação profissional; serviço de instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos (Reg. 842/2006 e Reg. 303/2008); serviço de manutenção; transportes públicos de passageiros.
Continuando a desenvolver a atividade ao nível da certificação de sistemas de gestão, a CERTIF tinha ativos cerca de cem certificados.

Certificação de pessoas

Na certificação de pessoas, para além da parceria com a ADENE na área das energias renováveis e eficiência energética, foi estabelecida uma nova parceria com o CTCV, aumentando assim a oferta.
Houve lugar à emissão de 79 novos certificados em 2016, o que levou a que, no final do ano, estivessem certificados 224 técnicos nos seguintes domínios: dois auditores para a norma ISSO 9001; 47 auditores para a norma ISO 50001; 40 instaladores de janelas eficientes; 11 projetistas de sistemas solares térmicos; 124 projetistas de térmica de edifícios.

Marcação CE e declarações ambientais de produto

A CERTIF é Organismo Notificado para o Regulamento dos Produtos de Construção tendo reforçado a sua liderança de mercado com novos clientes e com a extensão da sua área de atuação a novas normas.
Esta extensão de âmbito visa dar resposta às solicitações dos clientes, sendo a CERTIF o único organismo notificado em diversas normas e permitindo, assim, às empresas o cumprimento dos requisitos legais sem terem de recorrer a organismos no estrangeiro.
Foram emitidos cerca de 200 certificados relativos a novos clientes e a extensões de âmbito de clientes já existentes. Muitos destes certificados destinavam-se a processos de exportação.
No âmbito da marcação CE a CERTIF tem clientes na Alemanha, Angola, Brasil, Chipre, Espanha, Grécia, Itália e Reino Unido.
A CERTIF é a única entidade reconhecida pela Plataforma para a Construção Sustentável como organismo de certificação que, com a sua bolsa de verificadores, atua no âmbito do Sistema DAP Habitat.
Em 2016 foram concluídas e registadas neste sistema três novas DAP, uma relativa a um sistema ETICS e duas relativas a granulado e aglomerado de cortiça expandido, elevando para seis o número de DAP disponíveis. Estavam em análise novas DAP que serão concluídas em 2017.

Relações internacionais

A CERTIF é membro de várias associações europeias e internacionais na área da certificação, através das quais acede a acordos de reconhecimento que lhe permitem conceder marcas de conformidade comuns e que facilitam a obtenção de acordos bilaterais para mais fácil acesso a certificados desses países.
Com uma faturação no exterior de 38% do seu volume de negócios, a CERTIF tem clientes em todos os continentes. De salientar no ano em apreço a obtenção da primeira certificação no Líbano e a certificação de varão de aço em Angola, onde foi estabelecido um protocolo para o reconhecimento das certificações efetuadas pela CERTIF.
Com a importância que as exportações representam para muitas empresas, o objetivo da CERTIF é obter o reconhecimento dos seus certificados e aceder a certificações locais obrigatórias, com menores custos para os seus clientes. Neste contexto, são de referir os acordos no Brasil para acesso a marcas locais e que permitem às empresas exportadoras beneficiar do trabalho desenvolvido pela CERTIF com posterior reconhecimento.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.