25 / Abril / 2024

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Gabriel Couto reabilita sistema de drenagem na Zâmbia

22 de Dezembro de 2016 às 10:15:03

tamanho da letra:

Empresas

A construtora Gabriel Couto iniciou em Lusaca, na Zâmbia, uma empreitada avaliada em cerca de 12 milhões de euros.

Em causa está a reabilitação do Sistema de Drenagem em Mazyopa, o “Mazyopa Drainage Project”, numa extensão de cerca de 2.6 Km e que se encontra integrado no Sistema de Abastecimento de Água, Drenagem e Saneamento da cidade de Lusaka.
A obra insere-se num projeto ainda mais vasto, da responsabilidade da Lusaka Water Supply, Sanitation and Darinage (LWSSD), empresa pública de abastecimento de água, saneamento e drenagem de Lusaca, e que é financiado pelo governo dos EUA através do Millennium Challenge Corporation (MCC) em parceria com o governo da República da Zâmbia. Até ao momento foram já investidos neste projeto 246,7 milhões de euros.
Mazyopa é uma linha de água natural, para onde as águas pluviais das descargas de sistema de drenagem confluem. A finalidade deste projeto é melhorar o sistema de drenagem existente, incrementando o eficaz escoamento de águas pluviais para o emissário em período de chuvas intensas e/ou tempestades, a fim de evitar as cíclicas cheias que afetam a população.
O canal de drenagem serpenteia por cerca de 2400 m ao longo de uma área de casas informais na margem ocidental, onde se situa o povoado de Mazyopa, e por uma área casas inseridas em lotes murados com 140m de frente na margem ocidental.
No final do canal é proposta a construção de uma estrutura para fazer a recolha de todo o lixo e madeiras que sejam arrastados pela corrente e, ao mesmo tempo, servir de estrutura dissipadora de energia, a par com outras duas que se realização ao longo do canal a montante deste ponto.
Para serviço da população local está prevista a construção de duas pontes pedonais que atravessarão o canal, bem como a reabilitação de uma ponte pedonal suspensa já existente.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.