24 / Abril / 2024

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Superfície ultracompacta Dekton by Cosentino obtém “Declaração Ambiental de Produto” (DAP)

16 de Novembro de 2016 às 14:26:51

tamanho da letra:

Empresas

O Grupo Cosentino obteve a Declaração Ambiental de Produto (DAP) para a superfície ultracompacta Dekton depois de efctuadas análises ao impacto ambiental no seu ciclo de vida.

“Obter o certificado por parte de um organismo externo como o The International EDP System, reforça a política o compromisso do Grupo Cosentino para com a sustentabilidade e na procura constante de uma melhor eficiencia, tanto a nível do consumo de matérias primas e energia, como no reaproveitamento dos seus residuos”, afirma a propósito a empresa em comunicado.
Para a obtenção da Declaração Ambiental de Produto (DAP), o departamento de I+D do Grupo Cosentino avaliou, durante o trabalho de 2015, o impacto no meio ambiente de Dekton em todas as etapas do seu ciclo de vida. “Os resultados obtidos refletem as análises em ótimo estado das seguintes fases analisadas do produto: produção da planta industrial, transporte, instalação, uso e fim de vida”, acrescenta-se no mesmo comunicado.
As análises do Ciclo de Vida (ACV) de Dekton permitiu implantar ações de melhoramento e desenvolver uma série de indicadores que permitem fazer um acompanhamento válido do estado ambiental de Dekton, com especial atenção às emissões de gases de efeito de estufa, a eficiência no consumo de matérias-primas e energia e a redução dos resíduos gerados.
A Declaração Ambiental de Produto é uma ferramenta de grande utilidade que carrega transparência e a sustentabilidade de um produto ou serviço durante todo o seu ciclo de vida. Não só permite demonstrar a redução dos impactos negativos para o meio ambiente, como também carrega a informação necessária para comparar produtos ou serviços que encontramos no mercado e que realizam a mesma função. Desta forma, esta certificação ajuda a conseguir créditos Leed para a edificação, fazendo de Dekton um produto atrativo para fomentar o desenvolvimento de construções baseadas em critérios sustentáveis e de alta eficiência.
O sistema EDP Internacional (The Internacional EPD System) é um programa global para as declarações ambientais baseadas nas normativas ISSO 14025 e EN 15804. Esta instituição de caráter internacional tem certificados 630 produtos de 150 empresas em 32 países e categorias diferentes. Concretamente, esta modalidade de “produto para construção”, de onde se destaca Dekton by Cosentino, tem certificados atualmente 27 materiais em Espanha e 305 nas 32 nações incluídas hoje em dia no sistema.
Recorde-se que no ano de 2011, o Grupo Cosentino obteve esta mesma certificação para a superfície ECO Line de Silestone, convertendo-se então na primeira empresa do mundo do setor das bancadas de quartzo que conseguia o referido prémio.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.