25 / Setembro / 2018

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Sunenergy submete candidatura ao programa Eurostars

14 de Outubro de 2016 às 11:32:18

tamanho da letra:

Empresas

A Sunenergy, em parceria com um conjunto de empresas e instituições de investigação europeias, acaba de submeter uma candidatura ao programa Eurostars apoiado pelo Horizonte 2020.

A candidatura prevê um montante de cofinanciamento superior a 1 milhão de euros.
O projeto, denominado FlowPowerStorage, consiste no desenvolvimento de uma nova tecnologia de baterias de fluxo redox para acumulação de energia produzida a partir de painéis solares fotovoltaicos. Estas baterias serão ainda mais eficientes do que as baterias de iões de lítio disponíveis atualmente e o consórcio prevê lançar este novo produto no mercado europeu, e no mercado português em particular, até ao ano 2020, prevendo-se, no entanto, a instalação de algumas unidades protótipo para testes no nosso país já em 2018.
O consórcio é formado por entidades com origem na Dinamarca (Aarhus University e Visblue), Alemanha (Fraunhofer Institute e Volterium) e Portugal (Universidade do Porto e Sunenergy).
“Esta nova tecnologia irá permitir uma redução do custo das baterias e ao mesmo tempo aumentar o seu tempo de vida útil, o qual, no caso das baterias de iões de lítio, se situa atualmente já bem acima dos 15 anos. A mesma  tecnologia de baterias de fluxo redox dará, seguramente, um forte contributo para o crescimento do autoconsumo, em particular do autoconsumo com acumulação de energia durante o dia que será consumida no período noturno”, diz Raúl Santos, diretor da SunEnergy.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.