26 / Maio / 2018

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Grupo Lena cria núcleo de investigação com o apoio do Politécnico de Leiria

08 de Setembro de 2016 às 10:14:30

tamanho da letra:

Empresas

O Grupo Lena vai criar um núcleo de investigação e desenvolvimento interno, com o apoio do Politécnico de Leiria.

Para o efeito, foi assinado, no dia 7 de setembro, um protocolo de cooperação técnica e científica entre o Grupo Lena e o Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto do Politécnico de Leiria (CDRsp), para implementação e dinamização bilateral de um núcleo de investigação e desenvolvimento sedeado no Grupo Lena, a atuar nas áreas de negócio de Ambiente e Energia, Construção, Imobiliária, Indústria e Turismo. O núcleo de I&D pretende identificar oportunidades e linhas de investigação científica e tecnológica com vista à implementação de projetos em cooperação e em consórcio que se traduzam em inovação.
Segundo se afirma em comunicado “o protocolo vem responder ao interesse comum de desenvolvimento e aprofundamento da colaboração entre as partes em domínios de interesse mútuo”. O acordo prevê ainda a possibilidade de candidaturas conjuntas de âmbito nacional e internacional com vista à aprovação de cofinanciamentos e a dinamização de ações conjuntas de formação. Para que se atinjam os objetivos conjuntos, quer o Politécnico de Leiria, quer o Grupo Lena comprometem-se a disponibilizar os recursos que têm (instalações, equipamentos, serviços e recursos humanos), o seu know-how e as suas competências, nomeadamente: o CDRsp/IPLeiria disponibilizará os recursos e know-how que tem disponíveis nos domínios do projeto, fabrico de materiais, e espaços laboratoriais e o Grupo Lena disponibilizará os seus recursos tecnológicos e humanos no domínio das áreas tecnológicas e de gestão nas quais atua.
Os parceiros comprometem-se ainda a facilitar reciprocamente o acesso a informação científica, bibliográfica e de material didático, assim como a utilização de meios técnicos, e a promover a produção científica partilhada dos objetos de estudo.
No âmbito das relações entre os dois parceiros, está já em marcha o projeto SinalPlas, de conceção de sinalização vertical rodoviária a partir de polímeros, com incorporação de polímeros recicláveis, para a criação de produtos com maior tempo de vida, com propriedades de auto limpeza, e com aditivos fotoluminescentes, para maior segurança. Este projeto da empresa do Grupo Lena Ecopaint é cofinanciado pelo Compete 2020 e tem o investimento total de mais de 440 mil euros, dos quais 236 mil não reembolsáveis.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.