19 / Outubro / 2018

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Empresa portuguesa na construção virtual da cimenteira mais elevada do mundo

25 de Maio de 2016 às 11:51:22

tamanho da letra:

Empresas

A ImasD Consult, empresa de consultoria, desenvolvimento e preparação de estruturas metálicas e uma das empresas do projeto Portugal Steel, da CMM, foi a escolhida para a construção virtual da cimenteira mais elevada do mundo, atualmente em construção na Bolívia.

A convite da Sacyr Industrial, líder do consórcio, a ImasD Consult está a proceder à criação de um modelo de engenharia, preparação e apoio à montagem das estruturas metálicas naquela que vai ser a mais elevada cimenteira do mundo, situada a 4.500 metros de altura, e que implicou um investimento de 180 milhões de euros  por parte do governo boliviano.
O papel da ImasD Consult passa por juntar a informação de todas as empresas envolvidas no projeto (arquitetos, engenheiros, entre outros) e, juntamente com a Sacyr, criar um modelo BIM de engenharia para a construção da unidade, que já iniciou a sua fase de construção.
De acordo com Nuno Pires, CEO da ImasD Consult, “este projeto foi um desafio para a nossa empresa, quer pela sua dimensão, quer pelo facto de termos sido escolhidos por um parceiro de referência no setor da Construção”.
“A nossa participação no projeto veio reforçar a nossa presença nos países de América Latina, indo ao encontro dos objetivos definidos por nós. Temos uma noção clara que temos de estar nos mercados externos e acompanhar as necessidades desses países no que respeita à construção. A ImasD tem uma tecnologia e um know-how técnico que nos permite ser competitivos nestes mercados”, refere o mesmo responsável.
O modelo de engenharia desenhado pela empresa nacional baseia-se na ferramenta BIM Tekla Structures, comercializado em Portugal pela Construsoft, principal fornecedor de software para a indústria da construção metálica.
Com cerca de 30 colaboradores, a ImasD Consult divide a sua área de atuação em dois modelos de negócio: modelação e preparação de estruturas metálicas (otimização de projeto, modelação e preparação, elaboração de desenhos de fabrico, elaboração de reports de fabrico, desenhos de montagem) e consultoria e desenvolvimento (organização industrial, direção de projeto, desenvolvimento de soluções informáticas).
Criado pela CMM - Associação Portuguesa da Construção Metálica e Mista em parceria com empresas de relevo no setor da construção metálica nacional, o Portugal Steel é um projeto que pretende fazer a promoção e divulgação do setor da construção metálica nacional, através do reconhecimento dos benefícios da construção metálica e das vantagens decorrentes de uma aposta estratégica neste setor, assim como potencializar a internacionalização da construção metálica nacional.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.