29 / Março / 2024

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Lucios constrói fábrica para a Mecachrome em Évora

27 de Janeiro de 2016 às 15:33:05

tamanho da letra:

Empresas

A Lucios foi escolhida pela francesa Mecachrome Aeronáutica para construção de uma fábrica com uma área de construção bruta de 13.500 m2, destinada à produção de componentes aeronáuticos, no Parque Aeronáutico de Évora.

A obra industrial, orçada em cerca de 7,2 milhões de euros, arrancou no final de 2015 e deverá estar concluída no início do quarto trimestre deste ano.
“Esta empreitada assenta na construção de um bloco administrativo com 2 pisos, localizado a poente da grande nave industrial e de um bloco social, a nascente da fábrica, onde se localizarão as zonas de cozinha, refeitório e cafetaria, vestiários e balneários dos funcionários e ainda um centro de formação”, relata Luís Machado, administrador da Lucios.
Para além da construção, esta empresa assume também a conceção do projeto, relativamente ao qual responsável sublinha que as soluções arquitetónicas escolhidas visam dotar estas instalações das melhores condições de conforto e segurança.
“Serão instalados sistemas e tecnologias ecológicas e amigas do ambiente, com o objetivo primordial de apostar num desenvolvimento sustentável, recorrendo a fontes de energia renovável e outros recursos naturais”, explica.
Na Mecachrome de Évora serão assim instalados coletores solares fotovoltaicos para produção de energia elétrica, que permitam consumos de correntes fracas e reabastecimento de baterias de viaturas elétricas, bem como coletores solares térmicos, para produção de água quente sanitária.
“Instalaremos também aparelhos de iluminação LED, criando soluções mais ecológicas e económicas em relação aos consumos de energia”, acrescenta o administrador da Lucios.
No que concerne os materiais construtivos, Luís Machado destaca as estruturas metálicas e chapas “sandwish” para a edificação da nave industrial, desenhando as coberturas em “shed”, de modo a proporcionar e garantir as melhores condições de ventilação e iluminação natural.
Já os espaços exteriores serão divididos por setores, prevendo-se em cada um deles lugares para estacionamento de automóveis ligeiros, viaturas elétricas e motociclos.
A par dos projetos de habitação, serviços, hotelaria e saúde, a indústria reveste-se de enorme importância para esta construtora nortenha. “O nosso know-how no setor industrial está patente nas inúmeras empreitadas já executadas, nomeadamente, para a Unicer e a Imosermec, no Porto, a Indasa, em Aveiro, a Eurospuma, em Espinho, e a Generis, em Lisboa”, conclui Luís Machado.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.