10 / Dezembro / 2019

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Sotecnisol Engenharia ganha a impermeabilização e drenagem do Túnel do Marão

20 de Março de 2015 às 10:43:34

tamanho da letra:

Empresas

A Sotecnisol Engenharia ganhou a obra de impermeabilização e drenagem do Túnel do Marão.

A empreitada foi adjudicada pela EPOS, que faz parte do consórcio adjudicatário, e permite à Sotecnisol Engenharia garantir uma carteira de encomendas superior a 6,5 milhões de euros.
Integrado no IP4 e constituído por dois túneis paralelos, com aproximadamente 5.665 m cada, perfazendo um total de 11.330 m, que atravessam a serra do Marão e se desenvolvem em sentido aproximado Oeste/Este, o Túnel do Marão é um dos maiores túneis da Europa.
Conforme refere em comunicado a Sotecnisol, “a obra é de grande dimensão e responsabilidade”, ficando também a drenagem das águas que confluem para o Túnel a cargo da Sotecnisol Engenharia.
“O processo é de extrema complexidade, recorrendo à utilização de uma geomembrana de PVC adequada à utilização em túneis, protegida por geotêxtil para o mesmo fim. A drenagem é efetuada de acordo com as exigências do terreno e canalizada para um geodreno especial, utilizado pela primeira vez em Portugal”, acrescenta a empresa.
Alguns números a reter são o consumo de mais de 1.000 toneladas de matéria-prima e mais de 150 km de soldaduras duplas, todas a serem testadas por canal de prova com ar comprimido.
A Sotecnisol Engenharia, dada a dimensão da obra, apostou em força neste projeto, adquirindo “equipamento com a mais avançada tecnologia de registo em termos de velocidade, temperatura e força das soldaduras, garantindo assim o maior nível de qualidade ao cliente”.
A propósito desta obra, Valdemar Lebre, diretor geral da área de Engenharia, afirmou que “esta adjudicação é fruto da enorme experiência conseguida há mais de 20 anos na impermeabilização de túneis em Portugal, Espanha, Itália e Argélia, onde a Sotecnisol Engenharia soma mais de 5 milhões de metros quadrados executados, conseguindo, assim, uma enorme experiência, que colocamos ao serviço do nosso Cliente de uma forma ímpar e muito competitiva”.
A Sotecnisol, recorde-se, é uma empresa portuguesa que opera nos setores da construção, ambiente e energia. Está presente no mercado ibérico, italiano, angolano, moçambicano e argelino. Atualmente, a empresa está organizada por centros de competência e especialização, nomeadamente Sotecnisol Materiais, Sotecnisol Coberturas & Fachadas, Sotecnisol Energia, Sotecnisol Água & Ambiente, Sotecnisol Engenharia e Sotecnisol Revestimentos.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.