26 / Agosto / 2019

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Inauguração do Centro Escolar de Ronfe em Guimarães

23 de Março de 2015 às 10:15:28

tamanho da letra:

Empresas

O Centro Escolar de Ronfe, uma obra executada pela NVE, no valor de 2,1 milhões de euros, foi formalmente inaugurado no passado dia 20 de março, pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.

O edifício está instalado junto à sede do Agrupamento de Escolas Abel Salazar, ocupando um terreno com uma área de cerca 9.900 m2, tendo sido edificado num único piso, cuja configuração reflete um pátio central, onde se destaca um parque infantil, um campo de jogos e uma zona de lazer ajardinada, objeto de plantação de árvores de médio porte.
Segundo comunicado da NVE, “o projeto do arquiteto António Pinto adotou soluções que visam o conforto térmico, recorrendo a equipamentos que garantem uma elevada eficiência energética, tais como, painéis solares, isolamento térmico de paredes e palas de ensombramento. Todos os espaços de ensino e sociais dispõem de iluminação e ventilação natural, o que permitirá uma elevada poupança energética”.
Na ala nascente do Centro Escolar de Ronfe estão situadas as salas de aula do 1.º ciclo, articuladas com um recreio específico, enquanto no corpo poente encontram-se as atividades do pré-escolar, contempladas igualmente com um recreio próprio “de dimensões bastante generosas”. Todos os espaços do edifício são estruturados à volta da sala polivalente, que é o espaço central do conjunto.
No corpo da infraestrutura, próximo da rua, ficam a sala polivalente, a cozinha, a zona administrativa e a biblioteca. A configuração em “U” deste edifício e num único piso tornam-no acessível a utentes com mobilidade condicionada. No exterior, destaca-se um elemento simbólico que consiste na construção de uma pequena torre, pontuada por um relógio.
“A NVE congratula-se por ter executado esta empreitada com um rigor e qualidade de acabamentos elogiados, dentro do prazo previsto (8 meses) e dos custos orçamentos, sem derrapagens para o Município. Deste modo, cerca de 300 alunos do pré-escolar e 1º ciclo começam a ter aulas na nova escola no dia 7 de abril de 2015, imediatamente depois das férias de Páscoa”, conclui-se no comunicado.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.