15 / Setembro / 2019

Domingo

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Casais distinguida por “Melhor política de recrutamento e retenção de talentos”

24 de Março de 2015 às 10:21:47

tamanho da letra:

Empresas

A Casais recebeu o Prémio Masters do Capital Humano 2015, na categoria “Melhor Política de Recrutamento e Retenção de Talentos”- para empresas com mais de 250 colaboradores – e vê, assim, reconhecida a sua política de Gestão de Recursos Humanos pelo International Faculty for Executives.

“O espírito de iniciativa e de empreendedorismo reinantes está bem visível na ação Get together – Out of the box, que envolve diretamente o CEO António Carlos Rodrigues. Desta feita, todos os cerca de 3.300 colaboradores, a nível nacional e internacional, são convidados a apresentar um conceito inovador na área de engenharia (processos construtivos), de gestão ou mais transversal. A iniciativa teve um impacto muito positivo na organização e permite a muitos colaboradores exporem as suas ideias e darem-se a conhecer à Administração e até aos restantes colegas do grupo”, afirma o diretor corporativo de Recursos Humanos (RH) do grupo Casais, Álvaro Fernandes.

Política de RH assente em cinco eixos

Em comunicado, o grupo identifica os eixos estratégicos em que assenta a sua política de gestão de RH: “atrair os melhores; desenvolver o capital humano de forma sistemática; reconhecer e recompensar comportamentos e desempenhos esperados; reter os melhores; e promover a cultura Casais com a participação ativa dos colaboradores na vida da empresa, o trabalho em equipa, o rigor e a criatividade”.
Por outro lado, numa perspetiva operacional, destacam-se as quatro questões do foro operacional consideradas diferenciadoras na estratégia de RH da CASAIS e que “concorreram de uma forma decisiva para a atribuição deste prémio”, que vai já na 4ª edição: todos os processos de recrutamento e seleção são realizados internamente pela equipa de desenvolvimento RH. “Apenas em situações muitos particulares, recorremos a entidades externas mas estes casos aplicam-se em situações de direção em áreas transversais como RH, logística, Prevenção e Segurança”, comenta o diretor de RH; desenvolvimento de programas de estágios, nomeadamente o Programa Arte e Engenho, que está na 7.ª edição em curso. Destinado a jovens recém-formados em Engenharia Civil, “o programa consiste num estágio profissional no âmbito do IEFP com o intuito de identificar jovens talentos, formar e reter. Ao longo do estágio, o programa permite a circulação/ integração nas diferentes equipas/ departamentos/ empresas do Grupo, acompanhando assim um processo construtivo do início ao fim, desde da fase comercial/ orçamentos, subempreitadas e compras, técnico e engenharia, planeamento e controlo de custos, produção e pós-venda. Com a forte internacionalização do Grupo, o programa inclui uma componente internacional de um trimestre”; e implementação em todos os processos de admissão de plano de acolhimento e integração (PAI) apropriado à área funcional e à função do novo colaborador, o que salvaguarda uma correta receção e enquadramento na função, equipa, estrutura e valores da Casais, seja em Portugal seja nos 13 países onde o grupo tem operações.

3.463 colaboradores em todas as geografias e mercados

Após a transferência de atividade realizada em anos anteriores para a área internacional, esta atingiu, em 2014, 82% da atividade global da empresa. “O ano passado registou um crescimento de 20% nos mercados externos, que por sua vez contribuíram para um crescimento global da atividade de 13%, em linha com as últimas projeções (10%). A experiência internacional iniciada em 1994 deu origem a um novo ciclo e esta preponderância internacional é agora o motor do grupo”, refere António Carlos Rodrigues, CEO da CASAIS.
“O processo de crescimento e de expansão imprimiu um novo ritmo em termos de ocupação de mão de obra qualificada. Entre dezembro de 2013 e janeiro de 2015, contrataram-se mais 124 cidadãos portugueses para trabalhar nos mercados externos. Atualmente, até ao fecho do mês de fevereiro 2015, contamos com 3.463 colaboradores em todas as geografias e mercados”, conclui.


 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.