23 / Outubro / 2019

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

CERTIF aumenta clientes em 56% e fatura 40% no exterior

10 de Fevereiro de 2015 às 11:41:35

tamanho da letra:

Empresas

A CERTIF – Associação para a Certificação registou durante o exercício de 2014 um aumento de 56% na carteira de clientes, superando largamente todos os objetivos previamente traçados em todas as áreas, disignadamente na da faturação, 40% da qual foi verificada no exterior.

A certificação de produtos continuou a ser o core business da associação e representou 87% da faturação, com os setores da Construção (163 certificados) e Elétrico e Telecomunicações (64 certificados) a liderarem esta área de atividade.
Apesar de os setores da Construção e Elétrico continuarem a ser os mais relevantes, é de salientar a dinâmica do setor elétrico com procura sistemática da certificação de novas gamas de produtos, fruto dos mercados competitivos e exigentes onde compete. Interessante também é o facto de clientes estrangeiros procurarem a CERTIF face ao reconhecimento dos seus certificados noutros mercados.
A certificação do serviço de instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa, em conformidade com os Regulamentos (CE) n.º 824/2006 e n.º 303/2008 e Decreto-lei n.º 56/2011, de 21 de abril, representou a área com maior atividade, com uma procura intensa, quer de pedidos de esclarecimento, quer de novos processos.
Neste esquema de certificação, de aplicação obrigatória, foram emitidos durante o ano 250 certificados, existindo ainda muitos processos em curso.

Marcação CE

A CERTIF é Organismo Notificado para o Regulamento dos Produtos de Construção (CPR) e para as Diretivas Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Baixa tensão (LVD). A atividade neste domínio foca-se, essencialmente, no CPR, onde é líder em Portugal. O âmbito de notificação é já bastante extenso, tendo, este ano, sido alargado apenas aos ETICS, para dar resposta a solicitações de clientes.
Em 2014, foram emitidos cerca de 200 certificados relativos a novos clientes e a extensões de âmbito de clientes já existentes. Houve lugar à emissão de novos certificados para normas sobre: elementos de lajes de drenagem para pavimento em estábulos; lamas asfálticas; sistemas compósitos de isolamento térmico pelo exterior (ETICS.)
No âmbito da marcação CE, a CERTIF tem clientes na Alemanha, Angola, Brasil, Chipre, Espanha, Grécia, Itália e Reino Unido.

Certificação de pessoas

Esta certificação teve início em 2013, fruto de uma cooperação com a ADENE, e continuou a desenvolver-se durante o ano com novos certificados emitidos e com a criação duma nova categoria, Projetista de Térmica de Edifícios.
No final do ano estavam certificados 131 técnicos nos seguintes domínios: 71 auditores para a norma ISO 50001; 20 instaladores de janelas eficientes; 17 projetistas de sistemas solares térmicos; e 23 projetistas de térmica de edifícios.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.