21 / Agosto / 2019

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Nautilus conquista mercado dentro e fora de Portugal

19 de Setembro de 2014 às 11:57:52

tamanho da letra:

Empresas

A Nautilus tem vindo a apostar na produção de mobiliário de autor, sendo responsável por criar soluções de design e interiores à medida dos mais variados projetos, com a assinatura de distintos arquitetos.

A marca portuguesa que é já uma referência no mercado europeu, com redes de clientes e de distribuição em mais de 20 países, trabalha em estreita relação com os arquitetos, com o objetivo contínuo de criação e de desenvolvimento de novos produtos e de soluções personalizadas. Muitos são os exemplos de obras em que arquitetos emprestaram o seu talento e criatividade e a Nautilus concretizou a sua visão.
Entre outras, são obras de referência a Basílica Santíssima Trindade em Fátima, do arquiteto Alexandros Tombazis, da Universidade da Beira Interior – Biblioteca Central, com projeto de Bartolomeu Costa Cabral, a Faculdade de Direito da Universidade do Porto – Biblioteca, do arquiteto Domingos Tavares, a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – Anfiteatro, da autoria de F. Távora e B. Távora ou o Instituto Universitário de Lisboa – Biblioteca Central, de Raúl Hestnes Ferreira.
Desde 1996 que a empresa desenvolve soluções em mobiliário escolar e em tecnologias de aprendizagem. Em 2005, com o apoio da ADI - Agência de Inovação, a Nautilus apostou na criação do NITEC - Núcleo de desenvolvimento de Produto. Este departamento tem por objetivo a criação de novos produtos e o desenvolvimento de soluções personalizadas. O Núcleo conta com uma equipa multidisciplinar base composta por quatro elementos, que se interliga depois com os outros vários departamentos da empresa. “Os quadros selecionados para esta equipa são profissionais qualificados, capazes de liderar projetos inovadores desde a sua conceção até à produção do produto”, sublinha a Nautilus em comunicado.

Lado a lado com os arquitetos

Outra característica distintiva da empresa, é o facto de em cada projeto, trabalhar lado a lado com o arquiteto, com vista ao desenvolvimento de uma solução personalizada, apresentando diversas alternativas com ajuda de recursos visuais, como estudos 3D.
Em determinados casos o arquiteto projeta para a sua obra todos os elementos do espaço e nas unidades produtivas da NAUTILUS concretiza-se a visão do arquiteto. Noutros casos a Nautilus desenha ou colabora no desenho do mobiliário para que o mesmo se adeque perfeitamente ao espaço desenhado pelo arquiteto.
“A experiência na elaboração de layouts e instalação de mobiliário e o know-how da Nautilus permitem-lhe aconselhar e colaborar com o arquiteto para otimizar o espaço”, acrescenta a empresa.

Presente na quarta maior igreja do mundo

Como exemplo desta colaboração e dedicação, a Nautilus dá a obra da Basílica da Santíssima Trindade de Fátima, quarta maior igreja do mundo, que “para além de ter exigido um esforço em inovação, representou também um desafio nas áreas de produção e logística”.
A Nautilus colaborou no projeto e produziu 2500 conjuntos de bancos de 3, 4 e 5 lugares, onde nenhum é igual a outro, devido à configuração espacial e ao formato circular da igreja.
“A produção de todos os bancos durou cerca de oito meses, tornando-se necessária uma capacidade de armazenamento em grande escala e um rigoroso esquema de transporte e de fornecimento. Para a instalação foi reunida uma equipa de nove colaboradores da Nautilus, que trabalhou 12 horas por dia, durante dois meses, para colocar, alinhar e fixar todos os bancos na nave central. A colocação e o alinhamento dos bancos exigiram um trabalho de grande rigor e exatidão, uma vez que o mais ligeiro desvio implicaria reformular várias secções. Com elevada capacidade de planeamento e coordenação, o projeto foi concluído em tempo útil, oferecendo cerca de 9.000 lugares sentados no dia da sua inauguração”, explica a Nautilus.

 


 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.