21 / Outubro / 2019

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Superfície ultracompacta Dekton® by Cosentino na Bienal de Arquitetura de Veneza

06 de Junho de 2014 às 16:40:05

tamanho da letra:

Empresas

O Grupo Cosentino vai estrear-se na Bienal de Arquitetura de Veneza como patrocinador técnico do Pavilhão de Veneza, representado pelo arquiteto Daniel Libeskind.

Daniel Libeskind elegeu a superfície ultracompacta Dekton by Cosentino para o acabamento da sua escultura exterior que faz parte da criação Sonnets in Babylon, apresentada para o Pavilhão de Veneza. 
Ao aproximar-se do pavilhão, situado na Giardini della Biennale di Venezia, o visitante contempla uma escultura de 5,5 m em forma de eixo inclinado, com acabamento de Dekton® by Cosentino. A forma geométrica da escultura faz referência ao desenvolvimento do eixo como elemento fundamental do design arquitetónico.
O acabamento Dekton® by Cosentino da escultura em “X” é executado em forma de fachada ventilada que envolve toda a obra, utilizando o sistema “Rediwa CAT 1” da empresa Wandegar. 65m2 de placas e 15m2 de pavimento em mais de 50 peças de diferentes tamanhos, a maior com 2,55m x 1,40m da superfície ultracompacta em 12mm de espessura. Revestimento e pavimento apresentam-se com uma mesma cor, Keranium, que proporciona uma estética industrial. 
Para Francisco Martinez-Cosentino, presidente do Grupo Cosentino, “é uma grande honra para o Grupo Cosentino estar presente na Bienal de Arquitetura de Veneza como patrocinadores do Pavilhão de Veneza. A espetacular escultura criada por Daniel Libeskind com a superfície Dekton® é uma excelente amostra do nosso compromisso permanente com a arquitetura de alto nível”. 
A empresa espanhola estará também presente na Bienal de Arquitetura, no coração da cidade, com uma exposição no Palazzo Bembo, um palácio do Século XV, junto ao Grande Canal. 
Em colaboração com o estúdio Opta Arquitetos, a Cosentino participa no Palazzo Bembo no projeto THREETIMESTHREE com vários elementos de Dekton® na cor Kadum em 8 mm de espessura

Empresa global fatura 90% no exterior
Grupo Cosentino, recorde-se, é uma companhia global, espanhola e de propriedade familiar, que produz e distribui superfícies para o mundo da arquitetura e do design, nomeadamente as marcas Silestone®, Dekton®, Eco by Cosentino® ou Sensa by Cosentino®, superfícies de quartzo, ultracompactas de grande tamanho, recicladas ou granitos protegidos, que permitem criar ambientes únicos para o lar e para espaços públicos.
O grupo baseia o seu desenvolvimento na expansão internacional, num programa de investigação e desenvolvimento, no respeito pelo meio ambiente e na sustentabilidade e no seu compromisso corporativo permanente com a sociedade e as comunidades locais onde está presente, bem como na formação, igualdade, segurança e a saúde laboral.
Atualmente, distribui os seus produtos e marcas em mais de 80 países e gere de forma direta, a partir da sua sede central em Almeria (Espanha), instalações próprias em mais de 20 deles, sendo que 90% da faturação do Grupo é gerada nos mercados internacionais.

Investimento de 128 milhões de euros

A superfície ultracompacta Dekton® by Cosentino é fruto de um investimento de 128 milhões de euros e 22.000 horas de investigação e desenvolvimento.
Conforme explica o fabricante, “trata-se de uma mescla sofisticada de matérias-primas que se utilizam para fabricar vidro, porcelânicos de última geração e superfícies de quartzo. Dekton® pode recriar qualquer tipo de materiais com um alto grau de qualidade, é fabricado em placas de grande formato (320 cm x 144 cm) e espessuras mínimas (0.8 cm, 1.2 cm e 2 cm), e possui propriedades técnicas superiores: alta resistência mecânica; boa resistência ao fogo e ao calor; material incombustível; alta resistência ao risco; alta resistência aos raios ultravioletas; alta resistência à hidrólisis; reduzida absorção de água; muito boa estabilidade de cor; muito boa estabilidade dimensional; alta resistência à abrasão; alta resistência às manchas; resistência ao gelo e ao degelo.
O arquiteto e designer Daniel Libeskind criou em 2014 “Beyond The Wall”, uma escultura que representa a primeira grande obra do ponto de vista arquitetónico, elaborada a partir de Dekton® by Cosentino. Esta singular espiral policêntrica mostra como Dekton® pode revestir com êxito uma fachada arquitetónica contemporânea e complexa.
Desde 2011, o Grupo Cosentino é patrocinador e fornecedor oficial de bancadas nos “50 Melhores Restaurantes do Mundo”. A marca Dekton® patrocina em 2014 o prémio “Restaurante com Mais Potencial”.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.