23 / Abril / 2024

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Siemens leva tecnologia inteligente às infraestruturas dos megaeventos desportivos no Brasil

03 de Junho de 2014 às 12:22:44

tamanho da letra:

Empresas

A Siemens forneceu ao Estádio Nacional Mané Garrincha – onde serão realizados sete jogos do Mundial de Futebol 2014 e onde Portugal vai jogar contra o Gana, na primeira fase do campeonato – sistemas avançados de proteção, segurança e construção.

Equipado com soluções energeticamente eficientes da Siemens, o Mané Garrincha é o primeiro estádio do mundo a obter a certificação LEED platinum – a categoria mais alta da norma internacional de construção ecológica.
A empresa encontra-se, se resto, a fornecer soluções de infraestruturas para os eventos desportivos que ocorrerão no Brasil, como o Campeonato Mundial de Futebol da FIFA 2014, que começa já no dia 12 de junho, e os Jogos Olímpicos do Rio de janeiro 2016.
Desde estádios, abastecimento de água e fornecimento de energia até proteção, segurança, saúde e transportes, “a Siemens está a contribuir para assegurar que os jogos no Brasil são realizados de maneira sustentável e energeticamente eficiente”, afiança a empresa em comunicado.

Encomendas de mil milhões de euros

Em Manaus, uma das cidades-sede do Mundial de Futebol 2014 e onde Portugal vai defrontar a equipa dos Estados Unidos da América, a Siemens e os seus parceiros estão a construir a Central Termoelétrica (UTE) de ciclo combinado Mauá 3. A Central visa ajudar a dar resposta às necessidades de energia da região e a aumentar a estabilidade do seu sistema de fornecimento de energia. Com capacidade instalada de 580 MW, a UTE Mauá 3 será uma das maiores centrais a gás da região e substituirá um grande número de geradores a diesel, que têm um impacto ambiental negativo devido à baixa eficiência energética e aos altos níveis de emissão de gases.
A Siemens forneceu ainda tecnologia inteligente para unir a rede brasileira de fornecimento de energia elétrica num sistema único. Para estabelecer uma Rede Elétrica Inteligente (Smart Grid), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recebeu tecnologia avançada para monitorizar e controlar em tempo real a rede nacional de transmissão, “reduzindo despesas operacionais e tornando o sistema elétrico do Brasil mais seguro, flexível e eficiente”. Desta forma, os sistemas de gestão de energia da Siemens foram também implementados nos Centros de Operações de Brasília, Florianópolis, Recife e Rio de Janeiro.
As tecnologias inteligentes da Siemens estão também “a ajudar a responder à necessidade de água tratada de mais de 20 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo. A Siemens forneceu softwares e soluções de sistemas de automação à Sabesp, sendo que as empresas desenvolveram, em conjunto, uma solução inteligente que está a ajudar a fornecer água à população da Região Metropolitana”, acrescenta-se no referido comunicado.
No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o maior do país, a Siemens instalou soluções de fornecimento de energia para o novo terminal de passageiros TPS3. A capacidade do aeroporto foi ampliada para suportar o aumento do número de passageiros durante o Mundial de futebol – a previsão é de que cerca de 40 milhões de pessoas passarão este ano pelo aeroporto, em comparação com aproximadamente 33 milhões em 2012. “Para ajudar a colmatar as necessidades energéticas do aeroporto, a Siemens forneceu sistemas de média e baixa tensão e um transformador que ligará a nova estação transformadora à rede elétrica atual do aeroporto”.
Na preparação destes megaeventos, que incluem a Copa das Confederações da FIFA realizada em 2013, a Siemens recebeu encomendas no valor de mil milhões de euros para projetos de infraestruturas.

 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.