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Certif supera objetivos e factura 45% no mercado externo

26 de Março de 2014 às 12:21:29

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A Certif – Associação Para a Certificação superou em 2013 os objetivos definidos e prosseguiu a sua estratégia de internacionalização, registando já cerca de 45% da sua faturação no mercado externo.

A associação que exerce grande parte da sua atividade de certificação de produtos e esquemas nos setores Elétrico e da Construção, atestou pela primeira vez no ano findo cabos elétricos para linhas de média tensão, esquentadores e vidro de silicato sodo cálcio endurecido termicamente.
Certificação de serviços
Contudo, a atividade mais relevante durante o ano prendeu-se com esquema de certificação do serviço de instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa, em conformidade com os Regulamentos (CE) n.º 824/2006 e n.º 303/2008 e Decreto-lei n.º 56/2011, de 21 de abril.

Marcação CE

No estrangeiro, onde possui vários clientes, a Certif alargou o domínio de intervenção a novas normas de: fibras poliméricas para betão; placas de sinalização para sinais fixos de sinalização de trânsito verticais; sinais fixos de sinalização de trânsito verticais; e portas pedonais exteriores sem características de resistência ao fogo e/ou estanquidade ao fumo.

Certificação de pessoas

A Associação abraçou igualmente uma nova área de atividade, desenvolvida em colaboração com a ADENE, e tendo como base a formação por esta ministrada.
Assim e até final do ano, foram emitidos 82 certificados relativos a: 55 auditores certificados para a realização de auditorias a Sistemas de Gestão de Energia, de acordo com a norma ISO 50001; 9 projetistas de sistemas solares térmicos certificados; 18 instaladores de janelas eficientes certificados.

Certificação de sistemas

A certificação de sistemas de gestão não tem tido a evolução esperada, ao contrário da certificação de produtos. A situação atual do País tem influenciado as decisões das empresas, sobretudo em novas certificações, segmento onde a Certif se posiciona. No entanto, e embora o numero de certificados seja ainda reduzido, houve um aumento de 10% nesta área.

Relações externas

A Certif manteve como prioritário o esforço no estabelecimento de acordos e reconhecimentos com organismos de certificação estrangeiros, focando-se nos destinos principais dos mercados de exportação dos seus clientes.
O volume de faturação no estrangeiro atingiu, este ano, os 45% da faturação, a que se devem somar o trabalho realizado com empresas portuguesas, cujos produtos se destinam, na sua maioria, à exportação.
A Certif tem as suas parcerias mais ativas no Brasil, Chipre e Itália, e reconhecimentos em todo o mumdo, fruto acordos multilaterais, com relevo para o Médio Oriente.

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