23 / Outubro / 2019

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

OLI estuda “casa de banho para todos” com a Universidade de Aveiro

18 de Novembro de 2013 às 14:49:51

tamanho da letra:

Empresas

A OLI deu início, ao desafio “Casa de banho para todos”, em parceria com a Universidade de Aveiro, nomeadamente com a licenciatura em Design, do Departamento de Comunicação e Arte, e em colaboração com a plataforma “Design Includes You”.

Esta iniciativa centra-se na problemática da utilização diária na casa de banho por utentes com necessidades especiais, como idosos, crianças e pessoas de mobilidade reduzida, temporária ou definitiva. Pretende-se, através de uma abordagem do design inclusivo, encontrar soluções que aumentem a segurança e o bem-estar destes utilizadores, em ambiente doméstico, público ou em instalações específicas, como as hospitalares e geriátricas, incrementando a qualidade do exercício da cidadania ativa, explica a fabricante nacional de autoclismos, acrescentando que “o projeto será responsável por criar um território de estudo e reflexão sobre esta problemática, envolvendo os estudantes da Universidade de Aveiro das licenciaturas de Design, Geriatria e Educação de Infância, e instituições de solidariedade social”.
Mariza Gomes, diretora de Marketing da OLI, afirma que se pretende “chamar a atenção para a extensão do campo de intervenção do design, para além do reduzido âmbito de mero criador de novos objetos diferenciados, potenciadores de altos e continuados padrões de consumo por via da constante inovação tecnológica ou da manipulação da carga cultural formal, e centrar o seu território numa dimensão cívica, sustentável e de maior participação social”.
“Esperamos que este projeto contribua para a melhoria da usabilidade dos atuais produtos da OLI e para sugerir o desenvolvimento de novas abordagens e soluções mais universais e inclusivas para o ambiente e equipamentos sanitários usuais. Por outro lado, a atual evolução demográfica nos países desenvolvidos e a abertura das sociedades a integrarem no seu seio a diversidade étnica, cultural e física levam a OLI a olhar com particular atenção e adequação dos seus produtos aos utentes com necessidades especiais”, sublinha.
O projeto “Casa de banho para todos” será concluído no dia 7 de janeiro de 2014, com a apresentação pública das três propostas selecionadas.
Destaque-se que, ainda no âmbito do estudo das acessibilidades sanitárias, a OLI assinou, em julho último, um protocolo de colaboração com Centro de Reabilitação Profissional de Gaia e o Design Studio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que visa recolher dados de testes realizados numa sanita ajustável em altura eletricamente pelos utentes do centro de reabilitação.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.