27 / Janeiro / 2020

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Resultados do Grupo Lena batem recorde

09 de Julho de 2013 por Lurdes Neto às 17:21:38

tamanho da letra:

Empresas

Pela primeira vez com uma faturação superior nos mercados internacionais (51%), o Grupo Lena registou em 2012 uma “perfomance ímpar na sua história” nas atividades ligadas à Construção.

Segundo avança em comunicado, estes resultados são principalmente fruto das atividades de construção na Venezuela, Angola, Brasil e Argélia.

As contas individuais da Lena Engenharia e Construções apresentam uma faturação de cerca de 200 milhões de euros, um EBITDA de 47,2 milhões de euros e Resultados Líquidos de 29,8 milhões de euros. Devido à aposta internacional, a área da Construção, core business do Grupo, obteve, assim, o seu melhor resultado de sempre e “voltou a ser a âncora na produção de resultados do Grupo Lena”. Refira-se que em 2012 a Construção representou 72% do negócio do Grupo. O setor alargado da Construção, Juntando imobiliário e indústria complementar, representou 90% da faturação total.

“À boa performance da atividade âncora, na área internacional, juntou-se a boa performance nacional no setor de ambiente e energia, para compensar as atividades mais dependentes do mercado nacional, construção, automóveis, turismo e comunicação”, acrescenta-se.

Assim, o Grupo Lena faturou, em termos consolidados, 495,4 milhões de euros (2,6% a menos que em 2011). Venezuela, com 25%, Angola, com 19% e Brasil, com 5%, foram os três principais mercados do Grupo em 2012.

Os resultados antes de encargos financeiros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) atingiram os 89,3 milhões em 2012, contra 36 milhões em 2011. Já os resultados consolidados ascenderam aos 11,3 milhões de euros, quando em 2011 foram negativos em cerca de 22 milhões.

Quanto à evolução da divida bruta, baixou 40 milhões de euros em 2012 e o rácio de divida sobre EBITDA passa de 9,2 para 3,9 chegando aos melhores patamares do setor em Portugal.

O comunicado emitido pela empresa refere que “os resultados apresentados são fruto da implementação de um plano de transformação que o Conselho de Administração vem levando a cabo, desde meados de 2010, centrado nos seguintes aspetos: focalização nas atividades de construção, ambiente e energia simplificação da estrutura societária; aposta na internacionalização; melhoria na estrutura financeira.

O Grupo Lena considera que, “pese embora, se preveja a manutenção de condições adversas no mercado nacional que sempre trarão dificuldades, os resultados obtidos representam um importante alicerce para a consolidação do rigor e da solidez, valores fundamentais do Grupo”.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.