Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS
27 de Junho de 2013 às 14:49:17
tamanho da letra:
O consórcio liderado pela dst (Domingos da Silva Teixeira) lidera o consórcio que tem a seu cargo a construção do sistema de abastecimento de água em alta aos concelhos de Albergaria-a-Velha, Ílhavo, Aveiro, Oliveira do Bairro, Águeda e Estarreja.
A empreitada, que compreende a reabilitação e reforço da ETA do Carvoeiro e a implantação de todo o sistema de captação, implica a execução de 101.578 m de condutas de adução e água bruta, a construção de seis reservatórios de armazenamento de água potável e a Estação Elevatória do Beco. Em causa está um investimento superior a 25 milhões de euros, um dos maiores em curso este ano em Portugal no setor da hidráulica, designadamente no que concerne à execução de infraestruturas de água potável para abastecimento. A conclusão dos trabalhos está prevista para finais de julho de 2014.
O consórcio construtor tem a seu cargo a execução dos trabalhos de instalação de tubagens em FFD e PEAD, as estruturas em betão armado e as instalações elétricas e hidromecânicas.
A ampliação do Sistema Regional do Carvoeiro implica também o projeto de construção civil em todas as especialidades necessárias à execução dos trabalhos, com particular incidência para as soluções de Engenharia Hidráulica.
Especificidades do projeto
O projeto implica a execução de um “bypass” às duas condutas elevatórias de água bruta existentes, ficando fora de serviço os toros existentes que colidem com a execução das obras na nova ETA. Será ainda efetuado o reforço e reabilitação de furos e poços de captação de água subterrânea, uma nova captação de água superficial e estação elevatória associada e a implantação de uma conduta elevatória de água bruta de captação superficial, para alimentação das câmaras de mistura rápida da linha de tratamento na nova ETA. No que concerne à intervenção na ETA existente, o destaque vai para a alteração do traçado das atuais condutas de água bruta de furos e poços, a reabilitação dos silos de cal apagada em termos de estanquicidade e total ausência de humidade e o reforço do sistema de neutralização de fugas de cloro por soda cáustica. A obra compreende também a execução da plataforma e da via de acesso, incluindo os necessários muros de suporte, para a implantação de órgãos e edifícios da nova ETA.
No conjunto dos projetos em execução, encontra-se também envolvida a dte, empresa do grupo dst responsável pelas empreitadas elétricas e especialidades de instalações hidráulicas.
Comentar este artigo
Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.
Sacyr Somague aumenta carteira de encomendas em 95 milhões
09 de Dezembro de 2019
Gabriel Couto constrói residência universitária para o gupo Smart Studios
26 de Novembro de 2019
Galbilec escolhida para projeto pioneiro na área da saúde
22 de Novembro de 2019
RE_Generation® da JLL renovou Saldanha Residence
18 de Novembro de 2019
Habitâmega a caminho da internacionalização
29 de Julho de 2010
Casais conclui Campus da Justiça de Valongo
09 de Maio de 2011
ESCOM ganha dois contratos no Congo por 62 milhões de euros
30 de Novembro de 2010
Grupo Patrícios aposta nos países do Magrebe
20 de Janeiro de 2011
ESCOM ganha dois contratos no Congo por 62 milhões de euros
30 de Novembro de 2010
Solargus é a primeira empresa a beneficiar do fundo à internacionalização
21 de Dezembro de 2011
Martifer ganha obra na Índia
01 de Junho de 2011
Martifer inaugurou parque solar em Cabo Verde de 19 milhões de euros
05 de Novembro de 2010