29 / Março / 2024

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Quadrante adquire 65% da Procesl

24 de Outubro de 2012 às 16:46:53

tamanho da letra:

Empresas

A Quadrante, Engenharia e Consultoria acaba de adquirir 65% da Procesl, empresa portuguesa com presença global ao nível da consultoria e engenharia de infraestruturas ambientais e de estudos de ambiente e sustentabilidade.

A aquisição permitirá a criação de um grupo de engenharia que terá um volume de negócios estimado de 10 milhões euros em 2012, estimando-se em cerca de um milhão de euros anuais as sinergias desta operação.
Segundo Nuno Costa, administrador da Quadrante, “esta aquisição insere-se na visão da Quadrante de evoluir como um prestador global de serviços de Engenharia, tornando-se numa referência global”. Embora reconheça que se trata de “uma opção com risco, devido ao momento recessivo e de grande transformação empresarial que se vive”, este responsável avança que “existe, no entanto, uma visão a longo prazo para esta estratégia.”

Faturação prevista de 17 milhões em 2015

O negócio vai permitir ao Grupo Quadrante reforçar o seu core business, uma vez que adquire novas competências e aumenta a sua quota de mercado, ao mesmo tempo que reforça a sua presença internacional e dimensão competitiva. Com cerca de 120 colaboradores, o Grupo estima que esta aquisição venha permitir um volume de negócios na ordem dos 17 milhões de euros em 2015 e uma carteira de projetos no estrangeiro de cerca de 8 milhões de euros.
“Em Portugal é notória uma grande pulverização do mercado da consultoria em Engenharia, onde o tecido empresarial é formado por empresas de pequena dimensão, e onde a abordagem à gestão é muito marcada pelo caráter técnico de Engenharia”, refere Nuno Costa. “Isto impede fortemente a exploração de sinergias e complementaridades, facto que queremos contrariar com a aquisição da Procesl. É necessário olhar de forma global para o mercado, investir em sinergias e concentrações que nos permitam responder a desafios maiores e mais complexos, tornando-nos mais competitivos lá fora”, acrescenta.

“Uma complementaridade perfeita”

Com cerca de 25 anos, a Procesl possui presença em Portugal, Angola, China, Brasil, Cabo Verde e Chile, desenvolvendo serviços para entidades públicas e investidores privados em grandes infraestruturas, estudos de impacte ambiental para todo o tipo de novas construções e diagnóstico e auditorias ambientais de utilities instaladas. Desenvolveu, entre outros, os planos relativos às bacias hidrográficas do rio Tejo e do rio Douro, a avaliação ambiental estratégica do Plano Nacional de Barragens, o estudo pioneiro em Portugal no âmbito da sustentabilidade de grandes infraestruturas, tornando-se na empresa de referência em Portugal de estudos desta natureza, os quais têm a particularidade de serem avaliados diretamente pela Comissão Europeia.
“A escolha da Procesl decorreu de forma natural, por se tratar da empresa da sua área com o melhor track-record e currículo, com uma vasta experiência no mercado nacional e internacional e que possui uma equipa técnica de excelência e uma equipa de gestão com visão idêntica à da Quadrante” acrescenta ainda Nuno Costa. A presença em Angola e China por parte da Procesl é, segundo o responsável, “uma complementaridade perfeita”, uma vez que a Quadrante já tinha escritórios nos mercados brasileiro e moçambicano, atuando ainda nos Estados Unidos,  Itália, Roménia, Argélia, Cabo Verde e Espanha.
As sinergias entre as empresas passarão pelo cross-selling entre clientes, pela adaptação da estrutura organizacional da Procesl idêntica à da Quadrante e pela redução de custos de back-office através da subcontratação de serviços.


 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.