28 / Março / 2024

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

Internacionalização impulsiona MSF

02 de Agosto de 2012 por Lurdes Neto às 16:48:06

tamanho da letra:

Empresas

Uma estratégia de crescimento sustentado e um processo de internacionalização consistente permitiram à MSF Engenharia atingir um volume de negócios consolidado de 508 milhões de euros.

O montante, registado no exercício de 2011, traduz um crescimento de 22% face a 2010, altura em que a faturação obtida foi de 415,7 milhões de euros.
Segundo uma nota emitida pela construtora, o EBIDTA registou, 35,3 milhões de euros, mais 26% que os 28,1 milhões de euros verificados em 2010, os resultados operacionais subiram 50%, para os 20,2 milhões de euros, o resultado líquido cresceu 13%, para sete milhões de euros, e o endividamento consolidado líquido reduziu-se em 19 milhões de euros.

Aumentos em todos os mercados

No mercado nacional, a faturação da MSF subiu 9%, para 302 milhões de euros, representando 59% do volume de negócios da empresa.
As adjudicações, tais como construção da Barragem da Foz do Tua, do Royal Óbidos SPA & Golf Resort, da praça da portagem de plena via IC 36L da A8 ou das novas salas de controlo e das lojas sul do Terminal 1 do Aeroporto de Lisboa, totalizaram 78,3 milhões de euros.
Não obstante o bom desempenho no mercado interno, a empresa destaca o “significativo incremento do volume de negócios” registado nos mercados internacionais (+49%), tendo o valor de vendas e serviços prestados aumentado de 238 milhões de euros, em 2010, para 206 milhões, em 2011.
Fora de Portugal, o valor das obras contratadas foi de 334,6 milhões de euros, com relevo para novas adjudicações no Senegal (pavimento do Aeroporto Internacional Blaisse Daigne, em Dakar), Guiné Equatorial (estrada Evinayong – Acureman – Medunu) e Gabão (construção de cinco mil habitações sociais e infraestruturas da cidade emergente de Bikele).
A atividade desenvolvida em países como Angola, Cabo Verde, Gana, Guiné Equatorial, Polónia e Senegal, aumentou de 33% para 41% as vendas e prestação de serviços consolidados.

Carteira internacional superior a 744 milhões

Em resultado de um processo consolidado de internacionalização iniciado em 1997, no final de 2011 a MSF estava presente em 12 países, mercados para os quais contava no final do ano transato com um carteira de obras de 744 milhões de euros e nos quais vai continuar a apostar. Já este ano, assinou dois contratos de participação da MSF Angola, um para a conceção/construção do empreendimento habitacional para colaboradores da Angola LNG, no valor de 227 milhões de dólares, e outro para a construção da fábrica de eletrodomésticos Inovia na Zona Económica Especial de Luanda, com um valor total dos trabalhos de 18,7 milhões de dólares.
O ano de 2012 marca também a entrada da MSF no mercado do médio Oriente, com a constituição da MSF Construction Qatar, resultado de uma parceria entre sócios do Qatar e de Portugal.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.