20 / Julho / 2024

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Certif minimiza efeitos da inflação e aposta em Angola e Cabo Verde

17 de Agosto de 2023 às 16:55:47

tamanho da letra:

Notícias

A Certif – Associação para a Certificação viu a sua atividade no primeiro semestre de 2023 ser fortemente afetada pelas consequências decorrentes do quadro guerra na Ucrânia e da crise energética, designadamente pela inflação.

Neste contexto, a Associação encaixou “vários ajustes por parte de fornecedores, mas tentou fazer refletir o mínimo possível esse efeito nos seus clientes”, revela em comunicado.
A atividade manteve-se dentro do planeado, com a fidelização total dos clientes e, suprindo a dificuldade em trazer clientes de novas áreas, com a extensão de âmbitos de clientes atuais. 
Por outro lado, foram estabelecidos contactos com Cabo Verde e Angola, onde existe a possibilidade de novos clientes.
De salientar também que, no final do semestre, a Certif foi distinguida pelo seu papel na manutenção da certificação regulamentar de produtos, durante uma sessão comemorativa dos 40 anos do Sistema Português da Qualidade (SPQ) organizada pelo IPQ, em colaboração com o IPAC- Instituto Português de Acreditação.  

Certificação de produtos

A certificação de produtos, conjugada com a Marcação CE, continua a representar mais de 70% do volume de faturação da Associação, sendo que cerca de 90% destes referem-se aos produtos de construção e elétricos.
A distribuição dos produtos certificados, incluindo marcação CE, por Setor é a seguinte:


Embora não tenha havido lugar a certificação de novos tipos de produtos, há a salientar a extensão de âmbitos para clientes atuais, com relevo para o setor elétrico, com a emissão de novos certificados no âmbito do CB – Scheme destinados à exportação.

Certificação de serviços e sistemas de gestão

No período em análise, houve lugar à emissão de 224 certificados para empresas que trabalham com gases fluorados, sendo 93 relativos a novos clientes e 131 de renovação, elevando para mais de 1660 o número de certificados válidos.
No esquema FER – Fim do Estatuto de Resíduo estão válidos 18 certificados, permitindo a valorização dos respetivos produtos.
Não sendo o core business da Certif, a certificação de sistemas de gestão é interessante para os clientes que certificam conjuntamente os seus produtos ou serviços, pela redução e custos que envolve. Estão em vigor 150 certificações.

Certificação de pessoas e Marcação CE

A certificação de pessoas resulta de uma parceria com a ADENE, na área das energias renováveis e eficiência energética, e de outra com o CTCV, para auditores de sistemas de gestão da qualidade e ambiente. 
No final do semestre estavam certificados 69 técnicos nos vários domínios (auditores, instaladores e projetistas).
Enquanto Organismo Notificado (ON) para o Regulamento dos Produtos de Construção (RPC), a Certif é o único organismo nacional com condições para oferecer, em muitas normas, o serviço de Marcação CE aos seus clientes, que, de outra forma, teriam de recorrer a organismos noutros países europeus. 
Tendo em conta a divergência entre a Comissão Europeia e o CEN não foram, nos últimos anos, publicadas normas harmonizadas para os produtos de construção, pelo que só foram emitidos novos certificados para as normas existentes, num total de 42.
O número de clientes estrangeiros na Marcação CE tem vindo a crescer, existindo clientes na Alemanha, Angola, Bélgica, Brasil, Chipre, Dinamarca, Espanha, EUA, Grécia, Itália, Irão, Iraque, Reino Unido, República Checa e Suíça.
A CERTIF manteve a Coordenação do Grupo de Organismos Notificados Nacionais no âmbito do Regulamento dos Produtos de Construção e é o representante de Portugal no Advisory Group Europeu dos ON para o CPR.

DAP – Declarações Ambientais de Produto

A Certif é a única entidade reconhecida pela Plataforma para a Construção Sustentável como organismo de certificação que, com a sua bolsa de verificadores, atua no âmbito do Sistema DAP Habitat.
Estão em verificação 14 novas DAP, de vários produtos, estando esta procura muito ligada a novas exigências de mercado. 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.