23 / Abril / 2024

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Aquila Clean Energy oferece comunidade de energia renovável a Cercal do Alentejo

23 de Maio de 2023 às 15:43:49

tamanho da letra:

Notícias

A Aquila Clean Energy, plataforma de energias renováveis da Aquila Group na Europa, vai construir e oferecer à freguesia de Cercal do Alentejo uma comunidade de energia renovável.

Este projeto, que será implementado em conjunto com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, vai permitir, aos aderentes, poupanças na fatura energética que podem chegar até 50%. Prevê-se que possam ser abastecidas 400 casas, pequenos negócios e consumidores institucionais, como os bombeiros locais.
“Este investimento, que poderá atingir os 2 milhões de euros, evidencia o compromisso da Aquila Clean Energy com a comunidade do Cercal do Alentejo e é uma das principais medidas do protocolo de investimento assinado com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, associado à construção da Central Fotovoltaica do Cercal. Esta central, que vai produzir energia limpa suficiente para abastecer 141 mil casas, deverá começar a ser construída até ao final do ano, quando se prevê que esteja concluído o respetivo processo de licenciamento”, refere-se em comunicado.
A Central Fotovoltaica de Cercal do Alentejo, que terá uma capacidade instalada estimada de 275 MW, será o maior projeto da Aquila Clean Energy em Portugal. É um projeto que desde o início tem sido adaptado e melhorado para refletir os contributos provenientes da fase de consulta pública, e que aumenta os benefícios desta central no ambiente e território do Cercal.
Entre as alterações ao projeto inicial, a Aquila Clean Energy aumentou a distância mínima dos módulos solares em relação às casas existentes no local em pelo menos cinco vezes, para 250 metros (em alguns casos, para 500 metros). Como parte das medidas para promover a maior integração da central com o meio ambiente, será criada uma cortina verde em torno da área do projeto e também no seu interior, com árvores e arbustos autóctones, que irá resultar num aumento de 6 mil árvores no local, como parte do Plano de Integração Paisagística, definido da Declaração de Impacto Ambiental.
A nova configuração da central permite a coexistência entre atividades agrícolas, agentes polinizadores e pastoreio de ovinos na área do projeto. A impermeabilização dos solos na área da central vai ser muito reduzida, já que o uso de cimento será minimizado e a distância entre as filas de módulos solares irá permitir que a chuva caia diretamente no terreno.
Para Manuel Silva, diretor de Desenvolvimento e Construção da Aquila Clean Energy em Portugal, “os passos que têm sido dados no projeto do Cercal são uma prova clara do nosso compromisso de querer contribuir para o desenvolvimento sustentado do território e da comunidade onde a central irá estar instalada.  Depois de ouvirmos a população e as associações locais, reformulámos o projeto e implementámos um conjunto de iniciativas ambiciosas, que estão em curso, e que vão beneficiar não só este projeto como gerar conhecimento para a comunidade científica nacional. Foi assim com grande satisfação que tomámos a decisão de oferecer uma comunidade de energia renovável a esta freguesia, com todas as vantagens que isso representa para os seus habitantes”.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.