02 / Março / 2024

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Abertos primeiros concursos do PT2030 para empresas

04 de Maio de 2023 às 11:50:32

tamanho da letra:

Notícias

Os primeiros dois Avisos do Sistema de Incentivos Competitividade Empresarial (SICE), a que podem candidatar-se as empresas do setor da Construção, foram lançados esta semana, encontrando-se abertos até 15 de dezembro de 2023.

Em causa estão apoios à inovação produtiva de micro, pequenas e médias empresas do continente (regiões Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve) no valor de 400 milhões de euros, dos quais 125 milhões para projetos localizados em territórios de baixa intensidade.
Os projetos a financiar devem apresentar despesas elegíveis entre 250 mil euros e 25 milhões de euros, com operações que melhorem as capacidades produtivas da empresa através do desenvolvimento de soluções inovadoras, digitais e sustentáveis, através, designadamente, da criação de um novo estabelecimento, do aumento da capacidade de um estabelecimento já existente, da diversificação da produção e da alteração fundamental do processo global de produção de um estabelecimento existente.
Desde que diretamente implicados no desenvolvimento do projeto, são considerados custos elegíveis: a aquisição de máquinas e equipamentos, inclusive equipamento informático e software; transferência de tecnologia, licenças, software standard ou desenvolvido especificamente; despesas de TOC e ROC, estudos, diagnósticos, planos de marketing, projetos e serviços de arquitetura e de engenharia, entre outros.
Quanto à elegibilidade específica das operações, destaca-se que, à data da candidatura, as operações têm de demonstrar a viabilidade económico-financeira e assegurar o financiamento de, pelo menos, 25% dos custos elegíveis, através de recursos próprios ou alheios.
A taxa de financiamento, até ao máximo de 40%, varia em função da dimensão da empresa, da área geográfica e das majorações provenientes de Prioridades de Políticas Setoriais, Indústria 4.0 e Transição Climática definidas nos Avisos, sendo as taxas base de 25% para as médias empresas e de 30% para as pequenas empresas.
Os pagamentos são efetuados sob a forma de adiantamento (%), reembolso e/ou pagamento final.
O período de candidaturas decorre até às 19h00 do dia 15 de dezembro de 2023, sendo a submissão efetuada online, através de formulário disponível no Balcão dos Fundos, mediante registo prévio e autenticação do beneficiário. 
Refira-se que, para as empresas que já efetuaram o registo do pedido de auxílio, através do Aviso n.º 02/RPA/2022, existem diferentes fases e prazos a cumprir, os quais são referidos nos Avisos.

Para mais informações sobre estes apoios, as empresas interessadas podem consultar:

Operações individuais de investimento produtivo em atividades inovadoras

Operações individuais de investimento produtivo em atividades inovadoras, em investimentos situados exclusivamente em territórios de baixa densidade

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.