20 / Abril / 2024

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Albergaria-a-Velha aprova orçamento municipal na ordem do 29 milhões de euros

13 de Dezembro de 2022 às 10:57:24

tamanho da letra:

Notícias

Em 2023, a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha terá um Orçamento e Grandes Opções do Plano no valor de 28,6 milhões de euros, com destaque para um conjunto de projetos e investimentos estratégicos que abarcam as áreas do Desenvolvimento Económico, Educação, Saúde, Habitação, Requalificação Urbana, Desporto e Lazer, Ambiente e Mobilidade.

No âmbito da Estratégia Local de Habitação, “serão lançados em 2023 importantes concursos” e “disponibilizados apoios num total de 7 milhões de euros para a promoção da Habitação”, divulga a autarquia em comunicado. Entre os referidos projetos, destaca-se a reabilitação de habitação social propriedade do município, bem como a aquisição e construção de novos fogos, o desenvolvimento de programa de arrendamento a custos acessíveis e o apoio a beneficiários diretos e instituições no acesso a medidas concretas.
Na estratégia de desenvolvimento económico, “2023 vai ficar marcado pela conclusão de um arruamento estruturante na Zona Industrial de Albergaria-a-Velha, dotado de modernas infraestruturas e de um conjunto de lotes para a atração de empresas, bem como pela execução de uma nova via. O projeto de ampliação e requalificação da Zona Industrial conta com investimentos municipais superiores a 3,7 milhões de euros”, revela a autarquia.
Na requalificação urbana, o destaque vai para o início da requalificação da Estação Ferroviária de Albergaria-a-Velha e zona envolvente, e a requalificação da antiga Fábrica de Papel de Valmaior. 
No que diz respeito ao Desporto e Lazer, o Município vai criar um percurso com passadiços, que ligue Valmaior ao Palhal, na zona molinológica do Caima, e aumentar a oferta de equipamentos no Parque Desportivo de Albergaria-a-Velha, com a requalificação dos campos de ténis, a instalação de um novo campo e a construção de um campo de basquetebol. Em termos de vias cicláveis, será dada continuidade à via do Parque da Boca do Carreiro, em Frossos, até Loure.
Na Estratégia de Sustentabilidade, “Albergaria-a-Verde” irá avançar-se com o projeto-piloto de bio resíduos, sendo ainda implementado o novo Regulamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Município, que inclui a recolha e tratamento de óleos alimentares usados, resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, resíduos volumosos, têxteis, entre outros. De salientar ainda um conjunto de novas normas e considerações relativamente às operações de limpeza urbana.
Na área da Educação dar-se-á continuidade aos projetos de requalificação da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha (3.ª fase) e Escola Básica de Branca (2.ª fase), apostando na eficiência energética e melhoria geral do conforto dos espaços educativos. 
Na área da Saúde, as intervenções mais importantes vão concentrar-se na requalificação do Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha (2.ª fase) e na construção da nova Extensão de Saúde - USF Beira Vouga, conclui no referido comunicado.


Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.